Filmes

Animais Fantásticos e Onde Habitam: o veredito

Alerta: o texto abaixo contém MUITOS spoilers

Cinco anos já haviam se passado desde que fomos até as salas de cinema para assistir Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, o filme que seria o último da saga que tanto gostamos. Naquele dia, vivíamos um impasse. A ansiedade de assistir logo o filme e o medo de ter a última nova experiência. Mas, J.K. Rowling nos surpreendeu, como sempre. Há pouco tempo tivemos a revelação: teríamos um spin-off novo da série de livros e filmes mais amados por aqueles que nasceram na década de 90. Os Potterheads enlouqueceram com a notícia! Quando entrei na sala de cinema para assistir Animais Fantásticos e Onde Habitam, minha animação era a mesma de quando assisti todos os filmes de HP pela primeira vez. E o melhor: foi surpreendente!

Como já falamos em nossa primeira crítica (sem spoleirs), o filme conta as aventuras de Newt Scamander (Eddie Redmayne – A Teoria de tudo), um estudioso dos animais mágicos que nesse primeiro filme vai até Nova York para pesquisar e catalogar novas espécies.

De todas as atuações, temos que falar sobre Eddie Redmayne! Um fofo! Ele conseguiu dar vida a um Newt Scamander tímido, entusiasta das criaturas mágicas, interessado e legitimamente lufano (um integrante da casa Lufa-Lufa). Sobre a vida do protagonista, apenas sabemos que ele foi expulso da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, apesar dos protestos e da defesa de Alvo Dumbledore (seria a deixa para a aparição do nosso tão amado diretor?) e do envolvimento com uma Lestrange, a jovem Leta (e pelo que já constam nos bastidores, já temos uma atriz para interpretar essa personagem nos próximos filmes da saga. O nome mais cotado é Zoe Kravitz, a filha de Lenny Kravitz, que já esteve em X-Men Primeira Classe). Nos próximos filmes, a princípio, vamos acompanhar o estudioso pelos outros continentes e talvez saberemos um pouco mais sobre a história do personagem.

A maleta mágica

Newt Scamander tem um objeto que é inseparável: a maleta. E o que tem dentro é surpreendente. Quando ele e Jacob entram pela primeira vez dentro dela (isso mesmo, dentro da maleta) somos transportados para um novo mundo. É lá que toda a pesquisa, que está apenas começando, fica. A maleta é a passagem para uma espécie de quintal mágico, onde muitas e muitas criaturas são cuidadas e domadas por Scamander. Ali, as cores, o mundo e as criaturas encantam o espectador.

Os animais fantásticos enchem os nossos olhos. A caçada começa em busca de Pelúcio, um animalzinho que parece um bichinho fofinho, mas que costuma roubar pertences das pessoas. É ele que segue divertindo os espectadores durante todo o filme. Esse foi apenas um dos tantos animais que aparecem e deixam o filme ainda mais lúdico. As criaturas tem um design impecável. Eles são bonitos e enchem nossos olhos! Ficaram incríveis na tela e parecem fazer realmente que estavam no set de filmagem! Scamander defende os seus animais e tenta explicar para o mundo mágico a importância deles. Mas nem tudo são flores. Obscuros está ameaçando a cidade de Nova York.

2016-11-16-vigilia-nerd-animais-fantasticos_1

O inimigo que mora dentro de nós

Obscuros é uma criatura que “mora” dentro de alguma criança, até que ele sai, mata a criança e ameaça o universo mágico. Aí está a maior revelação do filme: tudo indica que é a irmã menor de Credence (Ezra Miller) que seria a criança escolhida e carregaria o Obscuros dentro de si (um ponto que não fica claro durante o enredo do filme, não sabemos porque o Obscuros escolhe determinada pessoa). Aparece aí uma seita maluca que prega contra as bruxas, liderada por uma mulher que adota crianças das rendondezas e as usa para propagar as suas ideias de caça às bruxas – referência forte com as Bruxas de Salém -. Credence é agredido diversas vezes pela mãe adotiva e acaba guardando muito rancor. É guardando esse sentimento, tentando negar quem não somos, que cria-se o Obscuros dentro de cada um. Na realidade, Obscuros, a criatura mais temível desse filme, não são os animais, mas sim os sentimentos reprimidos, aqui os maiores perigos do mundo bruxo.

A surpresa não é Jack Sparrow!

Credence tem uma ligação com Percival Graves (Colin Farrell), um poderoso funcionário da MACUSA, o Ministério da Magia do Estados Unidos, que em uma cena tensa, recebe o feitiço de revelação e descobrimos que na verdade se trata de Grindelwald, vivido por Johnny Depp (aka a surpresa do filme). Um dos maiores medos de todos os fãs era que Depp vivesse mais uma vez ele mesmo no cinema. Mas o temível bruxo Grindelwald, mesmo com tão pouco tempo em cena, mostrou que o ator se superou e, pelo menos nesse filme, mostrou um personagem diferente do já batido Jack Sparrow. A participação do ator, além de não ser muito comentada e extremamente contestada, é pequena. Mas esperamos que no segundo filme ele apareça mais e “trete” (do verbo “tretar”) com um de nossos bruxos favoritos: Dumbledore! Sobre Grindewald: a cena que aparecem jornais em que o bruxo estampa as capas como procurado é uma experiência muito legal no IMAX!

Animais Fantásticos e Onde Habitam não é um filme de Harry Potter, mas, com certeza, não deixa a desejar. Os Potterheads vão poder pirar com tantas referências, com as magias e varinhas! O mundo que tanto amamos voltou às telonas e de uma forma incrível. Como filme de Spin-off, esse foi um dos mais legais que eu assisti. Incrivelmente, não é mais do mesmo. É uma nova janela para um novíssimo universo que se abre. Existem algumas inconsistências no roteiro, mas nada que atrapalhe o andamento do longa. É um blockbuster que cumpre o Fanservice muito bem.

Ficamos aguardando os próximos quatro, pelo menos, ansiosamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *