Festival de CinemaFilmes

47º Festival de Cinema de Gramado: Dia 1 teve a presença de Sonia Braga, Paulo Miklos e muito mais

A abertura da 47 edição do Festival de Cinema de Gramado, no dia 16 de agosto, foi marcada por grandes momentos. Iniciando as festividades, a Orquestra Sinfônica de Gramado seguiu a tradição e fez sua apresentação sob a regência do maestro Bernardo Grings – e participação especial do Coral Bocalis regido por Liana Rubenich. O repertório da noite contou com temas de filmes como “Frozen”, “O Rei Leão”e “Vingadores”.

Nas exibições da sexta a noite, tivemos o curta-metragem “A Pedra”, de Iuli Gerbase, que concorre na categoria de Curta-metragens Nacionais. Em uma sessão especial, o vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, Melhor Filme no Festival de Munique e recentemente indicado para representar o Brasil no Prêmio Goya, “Bacurau”, produzido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles mostrou a crueza do Brasil em um futuro nem tão distópico assim.

Elenco de “O homem cordial” no palco do Festival

Segundo filme da noite, “O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho, também focou na crítica social e em uma realidade de violência polarizada na Brasil. O longa foi o primeiro exibido da categoria competitiva Longas Brasileiros. “É a primeira vez que o filme é exibido numa tela grande, o frio na barriga sempre existe. Além disso, é uma honra muito grande dividir a noite com ‘Bacurau’”, diz Iberê.

Eva Piwowarski e Rubens Ewald Filho também foram lembrados na abertura do Festival de Gramado. Ambos curadores faleceram este ano e receberam placas em homenagem aos trabalhos desenvolvidos em prol do Festival.

Confira nosso boletim em vídeo:

Fotos: Cleiton Thiele / Press Photo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *