Vingadores Através do Tempo: Parte 1
Abril é mês de Vingadores: Ultimato e por isso decidimos fazer uma retrospectiva, mostrando os atores que dão vida aos nossos super-heróis (e vilões) favoritos ao longo de suas carreiras.
Confira abaixo a primeira lista dos Vingadores Através do Tempo!
Robert Downey Jr.
O nosso Homem de Ferro iniciou a carreira quando ainda era uma criança. Com apenas 5 anos de idade participou do filme “Pound”, dirigido por seu pai, Robert Downey Sr.
Filho de uma atriz (Elsie Downey), Robert era, no início de sua carreira, creditado como “Bob Downey”, passando por “Robert Downey”, até adotar o “Jr.” no final de seu nome. Na década de 1980 se destacou no papel de Jack Jericho, em “O Rei da Paquera” (1987), ao lado de Molly Ringwald (Gatinhas e Gatões, Riverdale). Em 1992 interpretou Charles Chaplin, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator (perdendo para Al Pacino por “Perfume de Mulher”).
Apesar de um ótimo começo de carreira, Robert teve vários problemas com drogas, o que o afastou das telas por muitos anos. O seu papel na série “Ally McBeal”, como Larry Paul, veio logo após a sua recuperação. Na série Downey era o par romântico de Ally (Calista Flockhart). Na série, inclusive, podemos conhecer um pouco de seu talento musical, pois ele canta “Every Breathe You Take”, ao lado de Sting. Mais tarde Robert participou de um show do cantor, onde os dois cantaram juntos “Driven To Tears”.
Robert fez também uma participação notável em Trovão Tropical, em 2008, como Kirk Lazarus.
No mesmo ano foi convidado por Jon Favreau e passou a integrar o MCU, estreando como Homem de Ferro no seu primeiro filme solo. A partir daí, foi um sucesso atrás do outro.
Benedict Wong
Wong iniciou a sua carreira nos anos 1990, na série “Screenplay”. Entre outros tantos papéis, foi, em 2013, o Mr. Kim, em Kick-Ass 2.
Já 2015 foi um grande ano para Benedict, pois atuou em Perdido em Marte, com Mark Whalberg; e estava participando da finada série Marco Polo (2014-2016), da Netflix, como Klubai Khan.
Sua estreia no MCU foi em 2016, ao lado de Benedict Cumberbatch (realmente uma loucura dois Benedict’s no mesmo filme), em Doutor Estranho.
Jon Favreau
Estamos acostumados a vê-lo como Happy Hogan, mas Jon iniciou a sua carreira lá nos anos 1990. Muitos lembram dele como o namorado de Monica, Pete Becker, em Friends, um milionário que decide se arriscar no mundo do MMA. O seu personagem lembra, de algumas formas, o próprio Tony Stark.
Nos anos 2000 contracenou com a primeira Jean Grey dos cinemas, Famke Janssen, na comédia romântica “Amor Aos Pedaços”. Também foi Foggy Nelson no Demolidor de 2003, com Ben Affleck (que depois fez o Batman). Entretanto, além de ser produtor (entre outros, de Vingadores: Ultimato) e diretor (Mogli, de 2016 e mais), Favreau destacou-se por seu trabalho no road-masterchef-movie “Chef” (que escreveu, atuou e dirigiu), de 2014.
Jon Favreau entrou no Universo Cinemático da Marvel em 2008, quando dirigiu Homem de Ferro, um dos filmes de origem mais importantes dos heróis no cinema. Não à toa, Jon Favreau ganhou uma lista especial aqui na Vigília! Em um futuro muito próximo, veremos sua visão como showrunner da primeira série em live-action de Star Wars, The Mandalorian.
Evangeline Lilly
Para nós ela é agora a Vespa, ou melhor, Hope Van Dyne. Mas ela é muito mais do que isso. O início de sua carreira, nos anos 2000, foi devagar, com pequenas participações não creditadas em filmes. Seu primeiro papel realmente importante, que a marcou por tantos anos, foi o de Kate, em Lost (2004-2010). Seus romances com Sawyer (Josh Holloway) e Jack (Matthew Fox) jamais serão esquecidos.
Evangeline também é muito conhecida por seu papel em “Hobbit: A Desolação de Smaug” (2011) e “Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” (2013), como a elfa Tauriel.
Evangeline Lilly iniciou no MCU em 2015, no primeiro filme solo do Homem-Formiga.
Bradley Cooper
Seu rosto e seu nome podem não ser muito reconhecidos pelos fãs da Marvel, mas a sua voz definitivamente é. Bradley dá a voz a Rocket Racoon, ou só Rocket mesmo.
Sua carreira, entretanto, iniciou em um episódio de Sex And The City (1998-2004), em 1999. Bradley também participou de Alias (2001-2006), série de Jennifer Garner (sim, a Elektra, de 2003, que era casada com o Ben Affleck, que era o Demolidor e que já foi o Batman). Cooper também ficou muito conhecido por dar vida a Phil, da trilogia Se Beber, Não Case (2009, 2011 e 2013).
Em 2012 atuou ao lado de Gamora, ops, Zoe Saldana (em breve na continuação dessa lista), no longa As Palavras. Já em 2013, participou de Trapaça. Sim, esse filme é aquele que tem o Jeremy Renner, o nosso Gavião Arqueiro (Gavigod); Amy Adams, a Lois Lane; Christian Bale, o Batman de Christopher Nolan e Jennifer Lawrence, a Mística (a comunidade de super-heróis parece cada vez menor).
Bradley Cooper começou como Rocket em 2014, em Guardiões da Galáxia.
Jeremy Renner
O intérprete de Clint Barton também iniciou a sua carreira nos anos 1990, na série Deadly Games. Em 2003 veio o seu primeiro papel de destaque, no filme S.W.A.T.: Comando Especial (ao lado de Samuel L. Jackson, o nosso Nick Fury).
Já em 2008 participou de Guerra ao Terror (que levou o Oscar de Melhor Filme), como o Sargento William James, papel que o rendeu uma indicação de Melhor Ator (mas quem levou o prêmio foi Jeff Bridges, por Coração Louco).
Daí em diante o Gavião Arqueiro só cresceu. Participou de Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011) e de sua continuação, “Nação Secreta”, em 2015. Em 2013 foi o próprio “João” em João & Maria (Hansel & Gretel). Já falamos aqui sobre o seu papel em Trapaça, mas acontece que Jeremy atuou novamente ao lado de Amy Adams em A Chegada, de 2016.
Seu papel como Gavião Arqueiro começou em 2011, em uma ponta no primeiro filme do Thor.
Elizabeth Olsen
A Feiticeira Escarlate é, na verdade, a irmã mas nova das gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, sucesso da série Três é Demais (Full House) dos anos 90. Inicialmente creditada como Lizzie Olsen, iniciou em um filme para televisão “Confusão no Velho Oeste” (1994), e ao lado de suas irmãs, em “Garota no Carro”. Após vários anos longe das câmeras, Elizabeth estrelou, em 2011, “Martha Marcy May Marlene”, um thriller sobre uma garota que consegue fugir de um culto abusivo e tem dificuldades em se reintegrar na sociedade.
Em 2013 atuou em no remake americano de “OldBoy”, ao lado de, Josh Brolin (Thanos AND Cable, esse aí gosta mesmo da Marvel). Pulando para 2014, participou também de Godzilla, e é aí que tudo fica ainda mais doido. Elizabeth, no longa, é esposa do personagem de Aaron Taylor-Johnson, que também interpreta o Mercúrio, irmão da Feiticeira Escarlate.
Elizabeth Olsen apareceu pela primeira vez como Wanda Maximoff em 2014, em uma cena pós-créditos de “Capitão América: O Soldado Invernal”. Porém a sua personagem ganhou destaque somente em 2015, em “Vingadores: A Era de Ultron”.
E ai, vocês conheciam todos esses papeis dos nossos atores da Marvel? Lembram de mais algum filme ou série em que contracenaram com algum outro Vingador? Conta pra gente nos comentários! Na próxima semana traremos a parte 2 (de 5) de “Vingadores Através do Tempo”, que contará com, entre outros, Chris Evans, Tessa Thompson e Josh Brolin.