CríticaFilmesOpinião

Vingadores: Guerra Infinita | Crítica SEM SPOILERS

Vingadores: Guerra Infinita já está entre nós. Principalmente nós brasileiros, que temos na maioria das vezes o gostinho de filmes desse calibre estrearem antes por aqui. E agora a missão de tecer nossas primeiras impressões de um dos filmes mais aguardados da Casa das Ideias desde 2012, quando a Marvel Studios ousou nos apresentar ao titã louco Thanos, em Vingadores (Joss Whedon). Depois de 10 anos de universo consolidado, e poucos, ou quase nenhum deslize, os irmãos Joe e Anthony Russo nos entregam novamente um filme que beira a escala de excelência ao qual eles nos acostumaram com Capitão América: O Soldado Invernal, de 2014, e o Vingadores 2.5 que foi Capitão América: Guerra Civil. Não tenha medo de ter expectativas quebradas. Vingadores: Guerra Infinita é novamente a Marvel nos surpreendendo da melhor forma. O gosto que fica ao final é de quero mais. Foram quase três horas de filme, mas você sai do cinema já querendo pegar uma nova sessão.

A história é rápida, com ritmo, muita ação e muitas coisas acontecendo o tempo todo. Mas isso não é prejudicial. Não saímos sentindo falta de alguma coisa ou torcendo o nariz para algumas decisões. O filme é veloz, mas bem costurado, com amarras sólidas. E o melhor, nenhuma das teorias formuladas pelos fãs ao longo dos últimos meses e a cada novo trailer chegou aos pés do produto final que nos foi apresentado. E isso é pra lá de admirável numa época em que e-mails vazam, produtoras e estúdios desistem de filmes porque roteiros inteiros foram parar na internet, ou mesmo aquele cara aleatório do set de filmagens respingou uma foto ou serviu de fonte obscura para algum dos milhares de sites de notícias mundo afora. Kevin Feige, o chefão da Marvel Studios, junto com os irmãos Russo, conseguiu desviar tudo e guardar os maiores e melhores segredos às sete-chaves. Nem mesmo o maior detetive dos quadrinhos seria capaz de estragar a experiência dos fãs ou dos não fãs que verão Vingadores: Guerra Infinita.

Com tantos atores em tela e tanto investimento, fica evidente que os Russo se superaram em reger essa imensa orquestra. Mas é claro, o tempo de tela não tem como ser justo com todos os vingadores. Nem teria como. Mas estão todos lá, terão suas razões e motivos. Seja para nos fazer rir, ou seja para nos fazer chorar. Afinal, Guerra Infinita é também um Vingadores com peso e muita consequência. Acredite, talvez o Universo Marvel dos Cinemas nunca mais seja o mesmo.

Os heróis são aqueles que conhecemos em todas as ocasiões anteriores. Capitão América, Homem de Ferro, Dr. Estranho, Thor, Viúva Negra, Hulk, Homem-Aranha, Senhor das Estrelas, enfim, todos tem sua ponta de protagonista. Já o vilão, bom, é ele quem rouba as cenas. Afinal, a Marvel está conseguindo manter um nível de vilania grandioso após Killmonger em Pantera Negra. Podemos não concordar com suas motivações e decisões, mas sabemos que em determinados pontos ele tem razão. A prática a qual ele impõe para sua filosofia é que é alucinada. Thanos tem um passado, e … vai lá, até um coração.

Vingadores: Guerra Infinita é transformador, na medida em que consegue surpreender, ao mesmo tempo em que (pelo menos os mais iniciados) nos faz pensar em “claro, é isso mesmo”, afinal, o próprio Feige já disse: “na dúvida do que fazer, basta olhar para os quadrinhos. Está tudo lá”. A Marvel comemora seus 10 anos de Universo Cinematográfico por cima, com um traje de gala que nem o mais otimista pensaria lá atrás quando Homem de Ferro (2008, Jon Favreau) entrou em cartaz. Ela ergue sua taça com estilo e saúda a todos. Tem mais já chegando em julho (Homem-Formiga e a Vespa), e quem sabe mais uma década de Universo coeso, onde inúmeros heróis podem viver na mais perfeita harmonia. Ou ainda, desordem e caos.

Leve um lencinho. Você pode precisar.

Ps.: Nem mesmo a foto desse texto é um spoiler do filme.

A Guerra é Infinita e nosso amor por esse filme também! Confira as estampas incríveis da Chico Rei: https://goo.gl/ocZwMx

Ficha técnica: 

Vingadores: Guerra Infinita

Direção: Joe e Anthony Russo

Estreia: dia 26 de abril

Elenco: Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Tom Holland (Homem-Aranha), Chris Pratt (Senhor das Estrelas), Mark Ruffalo (Hulk), Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate), Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Karen Gillan (Nebulosa), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Anthony Mackie (Falcão), Pom Klementieff (Mantis), Zoe Saldana (Gamora), Drax (Dave Bautista), Vin Diesel (Groot), Bradley Cooper (Rocket), Paul Bettany (Visão), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Benicio Del Toro (Colecionador), Don Cheadle (Máquina de Combate), Benedict Wong (Wong), Danai Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Idris Elba (Heimdall), Peter Dinklage.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *