FilmesOpinião

Star Wars: os nerds, a cultura pop e a democracia

Quando mais estou imersa no mundo do cinema e dos quadrinhos e me faço presente na internet, mais tenho certeza de que as pessoas não entenderam nada. Nem sobre cultura pop, nem sobre democracia. E, neste exemplo, Star Wars. Falamos, há anos, que o problema do brasileiro era a interpretação de texto. Mas, cada vez mais, eu tenho certeza que o problema do brasileiro é se entender e se enxergar. Se você pudesse escolher, seria Sith ou Jedi? Estaria em qual lado da força?

Quando escuto que “não devemos misturar Star Wars com política”, tenho certeza que a pessoa que proferiu essa frase não absorveu absolutamente nada. Não sabe o mínimo do que está falando. E não olhou a obra de George Lucas da forma correta.

Atualmente, no Brasil, temos o comandante do Império Galático presidindo o país. E ele chegou no lugar que ocupa hoje como a senadora Padmé Amidala definiu bem em sua icônica frase “Então é assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso”. Enquanto as pessoas iam às ruas de verde e amarelo comemorar, ela não entendia estarem comemorando a derrocada desse país.

Chegou a hora de derrotar Palpatine
Chegou a hora de derrotar Palpatine

Para conseguir restaurar a liberdade na Galáxia, depositamos a nossa “nova” esperança em um governo democrático composto de diferentes sistemas planetários que já conhecemos. Um governo que resistiu com a ajuda da Ordem Jedi. Não esperávamos algumas uniões um tanto quanto inimagináveis, mas essa é a hora de unir forças e derrotar o Império. Porque, mais quatro anos com ele representa o fim de nossa galáxia. Poe Dameron já diria que somos a faísca que acenderá a chama que destruirá a Primeira Ordem.

Uma Aliança Rebelde propõe trazer de volta a liberdade para vencer o Império e sua Estrela da Morte. É nessa Aliança Rebelde que temos que depositar nossas esperanças. Depositar nosso voto na urna. Aqueles que um dia foram opositores, se uniram para vencer o Império e Palpatine. Assim, vamos conseguir nosso país de volta. E se você, nerd que apoiou o Império por todos esses anos, está pensando em pular da nave, faça como o Finn. Se una à Aliança Rebelde e não continue sendo um Stormtrooper.

Espero que, didaticamente, os nerds que não aceitam que a democracia e a cultura pop andam lado a lado, tenham entendido. Tudo é sobre política. Finalizo meu pensamento com uma frase de Rose. “É assim que vamos ganhar. Não lutando contra o que odiamos, mas salvando o que amamos”. Que o amor vença e que a força esteja com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *