AnimaçãoSéries

Saintia Shô, o girlpower do Zodíaco | Review do 1º episódio

A versão girlpower dos Cavaleiros do Zodíaco, Saintia Shô, teve sua estreia mundial na segunda-feira, dia 10 de dezembro. Por ser um episódio histórico, resolvemos fazer um review dessa grande novidade. E começamos muito bem. Confira: 

“Os seres humanos têm o poder de mudar os seus destinos”. Essa frase vai marcar qualquer um que assistir ao primeiro episódio de Saintia Shô, intitulado “As Irmãs do Destino! Shoko e Kyoko”.

Quem leu o mangá desse spin off de Cavaleiros do Zodíaco vai notar sutis mudanças nesse primeiro episódio, que compreende aos três primeiros capítulos da obra publicada em 2013 na revista japonesa Champion Red e criada por Chimaki Kuori.

Shoko é a protagonista do anime.

No anime, temos mais da personalidade de Shoko, a protagonista, e menos das demais Saintias (pelo menos nesse primeiro episódio), como no caso das personagens Mii de Golfinho. Saintias aliás, que parecem muito mais fracas no anime do que no mangá. Por mais que nas páginas dos quadrinhos elas também levem uma surra logo no início. No mangá, o fato de elas não usarem máscaras, mesmo sendo “mulheres cavaleiro” fica muito melhor explicado do que na nova produção da Toei (e que não será o mesmo caso de Shaun, versão feminina de Shun no remake da Netflix. Esse eu realmente não sei como vão conseguir explicar dentro do contexto de cânone de Cavaleiros do Zodíaco).

A coloração das armaduras segue a qualidade já vista na Saga Hades e no filme Prólogo do Céu.

A qualidade da arte do anime é muito boa e remete ao traço clássico dos anos 80 e 90, quando Shingo Araki e Michi Himeno davam vida aos personagens. A coloração é a mesma vista na saga de Hades e no filme Prólogo do Céu, dando uma outra textura às armaduras.

Já em relação a trama, eu me senti assistindo a um episódio de Sailor Moon, ainda mais com as capangas da deusa vilã Éris, parecendo todas aquelas mulheres tenebrosas que Serena e as outras Sailors enfrentavam. Porém, temos a pegada Toei de sempre, enaltecendo a amizade e todos os tipos de laços sentimentais, que motivam os protagonistas a lutarem dando as suas vidas pelos outros.

As vilãs parecem que saíram direto do anime da Sailor Moon.

O primeiro episódio de Saintia Shô terminou (obviamente) com um gancho e a história muito bem apresentada, já deixando uma boa noção do que teremos pela frente. Um piloto digno, que realmente nos desperta interesse.  Nostálgico para quem era fã da série clássica (mas precisa tomar cuidado com os furos de roteiro, já que o enredo se passa antes da Guerra Galáctica, podendo se encontrar futuramente com a  história original) e bom para quem está caindo de paraquedas no universo de Saint Seiya (por isso que é tudo muito bem explicadinho quando aparece pela primeira vez). Provavelmente vai atrair um público feminino maior, que se sentirá fortemente representado.

Para quem quiser assistir, Saintia Shô está disponível no Crunchyroll, sempre com um episódio inédito estreando nas segundas-feiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *