CríticaFestival de CinemaFilmes

Por que você não chora? abre o Festival de Gramado e debate saúde mental | Crítica

Abrindo o 48º Festival de Cinema de Gramado, Por que você não chora? trouxe a saúde mental para o debate e apresentou uma reflexão importante sobre o tema. Na história de Cibele Amaral, uma estudante de psicologia vê sua vida mudar e seus fantasmas do passado aparecerem quando encontra uma paciente desafiadora.

Jessica (Carolina Monte Rosa), a estudante de psicologia, é muito fechada. Vinda do interior, trabalhando, estudando, precisando cuidar da irmã, ela não se abre para as pessoas e para os acontecimentos. No estágio final, ela se depara com Bárbara, vivida por Bárbara Paz, uma moça com transtorno de personalidade borderline que está sempre prestes à explodir. Aí então começa a jornada de Jessica por um mundo totalmente novo, que vai tirar ela do marasmo da vida pacata em que vive e mexer com as suas estruturas.

Colocando o delicado tema do suicídio em pauta, Por que você não chora? tem muitos acertos de roteiro, porém erros de execução. Existem muitos cortes na montagem, fazendo com que o filme pareça picotado e perca sua fluidez. As cenas também são demasiadamente escuras, algumas vezes até deixando pouco nítido o que está sendo apresentado em tela. 

Contudo, existe um elemento muito interessante explorado: as cores. Enquanto tudo que envolve Jessica é cinza, azul marinho, frio e escuro, tudo que envolve Bárbara é solar, tem pitadas de amarelo – principalmente no figurino -, tem luz. Se, por um lado, a paciente é uma bomba-relógio pronta para explodir cheia de vida, por outro, a psicóloga parece cada vez mais desinteressada e desinteressante para ela mesma. Cada momento que passa, Jessica demonstra que sua vida se torna cada vez mais vazia e vai afastando dela cada tentativa de preenchimento do ser. 

Jessica é um enigma do início ao final do filme. Com flashbacks enigmáticos, percebemos que a vida dela é complicada, difícil e existiram alguns episódios do seu passado que mexeram muito com ela. Porém, já avisamos: os acontecimentos ficam só na imaginação, não temos a confirmação do que realmente aconteceu de fato. Mas sabemos que a água incomoda, está presente e vira praticamente outro grande personagem no longa.

Carolina Monte Rosa e Bárbara Paz entregam personagens cativantes. O trabalho das duas é ótimo e a química entre elas funcionou muito bem. As duas entregam o que o filme precisa. Entre o elenco, temos também Elisa Lucinda (3%), Cristiana Oliveira e Maria Paula fazendo uma participação especial.

Por que você não chora? tem uma premissa muito boa, boas atrizes. O suicídio e a saúde mental foram abordadas de uma forma muito delicada pela diretora, que apresentou um longa feminino e forte. Porém, peca em aspectos técnicos.

Veredito da Vigilia

Lembramos que o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Leia mais sobre Setembro Amarelo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *