Festival de CinemaFilmesTelevisão

Oscar 2021 será no dia 25 de abril

Mudanças e adaptações foram divulgadas na segunda-feira, dia 15 de junho, pela Academia

A temporada de prêmios do cinema será bem diferente em 2021. O Oscar puxou a frente das mudanças com um anúncio oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Tudo é claro, em função da pandemia do novo coronavírus, que até o fechamento desse texto já vitimou 427 mil pessoas no mundo todo. 

Com isso, o Oscar 2021, ao invés de ocorrer em fevereiro, foi jogado para dia 25 de abril, dois meses após a data clássica. Isso demandará também uma mudança na janela de escolhas e elegibilidades dos longas, que será até dia 28 de fevereiro de 2021, a contar de 1º de janeiro de 2020. A tendência então é de uma disputa com mais produções (mas isso, só as consequências da Covid-19 poderão confirmar). Conforme a IndieWire, a decisão foi tomada após consulta ao Departamento de Saúde de Los Angeles, cidade que recebe anualmente a celebração do cinema.

Adiamento para todos

O adiamento virou uma tônica no mundo do cinema. O clima de incerteza faz com que os estúdios atualizem periodicamente seus títulos e datas de lançamentos. A extensão em dois meses para o Oscar dará tempo ainda para diretores encerrarem produções que pararam em função da pandemia. Os calendários de cinema costumam ter uma complexa engenharia, tendo em vista que mexem com vários atores, produtores e trabalhadores que ficam por trás das câmeras. Outras premiações como o Globo de Ouro devem tomar o Oscar como referência e também realizar seus próximos anúncios de datas em breve. 

Em sua história, O Oscar já foi adiado em 1938, devido a uma inundação em Los Angeles, em 1968, em função do assassinato de Martin Luther King e 1981, na tentativa de assassinato do presidente Ronald Reagan. Em função de uma doença, no entanto, é um fato inédito. Mesmo durante a gripe espanhola, em 1918, a produção de Hollywood não chegou a parar e sequer os cinemas foram fechados.

Outras Mudanças

Parasita, de Boong Jon Ho, foi o grande vencedor no Oscar de 2020

A Academia também já divulgou que filmes lançados somente em serviços de streaming poderão disputar sua vaga entre os indicados em 2021. Outros requisitos que contemplem a diversidade também deverão ser reforçados para a próxima premiação.

Mudaram também os prazos de entrega por parte da crítica e produtores. Categorias de inscrição serão aceitas até dia 15 de janeiro de 2021; votos de finalistas serão recebidos de 1º a 5 de fevereiro; votação de indicações de 5 a 10 de março, anúncio das indicações dia 15 de março e votação final de 15 a 20 de abril. A indicação de Melhor Filme, que até então podia ou não preencher as 10 vagas, agora vai obrigatoriamente indicar 10 produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *