FilmesListasOpinião

O que podemos aprender com As Vantagens de ser Invisível

“Nós aceitamos o amor que achamos merecer”. Essa frase do professor Anderson (nosso querido Homem-Formiga, Paul Rudd) já nos mostra o que esperar de “As vantagens de ser invisível”, filme de 2012, dirigido por Stephen Chbosky. Um filme sobre amores, relacionamentos, conflitos internos, amizades, passado, presente e futuro. O elenco é composto por uma legião de heróis. Além de Paul “Homem Formiga” Rudd, Emma Watson, a eterna Hermione, Logan Lerman, o Percy Jackson, e Ezra Miller, o Flash de Liga da Justiça.

O enredo gira entorno de Charlie (Logan Lerman), que entra em uma nova escola enquanto está em tratamento para depressão, que começou quando seu único amigo se matou com um tiro na cabeça. Nesta nova escola, o desafio está em conhecer gente nova, um eterno dilema para Charlie. É quando ele encontra dois veteranos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller) que o ajudam a se enturmar. Pode parecer o início de mais um filme bobo de High School, mas essa não é uma daquelas produções cantantes do Zac Efron. “As vantagens de ser invisível” debate questões muito mais profundas.

Não é só pela trilha sonora, com direito a David Bowie e uma cena incrível embalada pela canção Heroes, e The Smiths, ou pela fotografia que esse filme encanta. Ele traz inúmeras lições e aqui elencamos 10:

1. “Nós aceitamos o amor que achamos merecer”. A frase que abriu esse texto deve ser discutida e repensada. Quem estamos deixando entrar em nossas vidas? Quem estamos nos permitindo amar? Quantos amores passam por aí e deixamos de viver pelo simples motivo de acharmos que é “demais para nós”? Ou quantas pessoas gostamos e nos fazem muito mal? A única pessoa que pode julgar quem merece entrar em nossas vidas somos nós mesmos. Se você não acreditar em si próprio provavelmente perderá muitas oportunidades de ser feliz. E terá mais chances de entrar em um relacionamento onde não seja valorizado.

vantagens_invisivel_vigilia_nerd_2016_06_30_06

2. Ninguém merece ser colocado como prioridade em sua vida antes de você mesmo. Calma, aprendemos a vida toda que “a melhor maneira de ser feliz é contribuir com a felicidade dos outros” e que “o escoteiro pensa primeiro nos outros”, porém, você só faz alguém feliz quando está feliz consigo mesmo. Em um relacionamento você precisa de alguém que some com você ao invés de subtrair. Pense nessa ‘matemática’.

3. Em hipótese alguma namore alguém por pena ou fique com uma pessoa idealizando outra. Não é honesto nem com você e nem com quem está com você. Se você sabe que seu coração bate mais forte por uma terceira pessoa, não continue iludindo quem está apaixonado por você. Atos falhos e situações embaraçosas podem acontecer.

vantagens_vigilia_nerd_2016_06_29

4. A adolescência não é fácil para ninguém. Você que está lendo esse texto provavelmente passou há um tempo por esse terrível período da vida (ou ainda está passando). É a época em que nossa auto-estima é praticamente zero. Não temos certezas sobre nada em nossas vidas, principalmente na hora de decidirmos quem seremos no futuro. Mas passa. Sempre vai passar.

5. “Como seu primeiro relacionamento está sendo?” “Está tão ruim que fico fantasiando que um de nós está morrendo de câncer para que eu não precise terminar com ela”. Ok. Tomar a decisão de terminar um relacionamento é sempre terrível. Por mais ruins que as coisas estejam entre vocês, a única certeza que fica é que: você será para sempre o carrasco dessa relação. A pessoa vai chorar, brigar, espernear. Mas faz parte. Se você está infeliz, respire fundo e tome coragem. Seja verdadeiro consigo mesmo.

6. Estar com nossos amigos pode ser uma das coisas mais legais da vida. Independente do que se for fazer, a companhia de gente que a gente gosta e que nos faz bem faz com que fiquemos com o sentimento de plenitude, com que nos sintamos infinitos. E por mais esquisitos que possamos ser, sempre teremos um grupo de amigos para chamar de “nosso”.

vantagens_invisivel_vigilia_nerd_2016_06_30_03

7. Preste atenção na família e nas pessoas que estão ao seu redor. Os pais de Charlie não davam bola para ele e vimos o que aconteceu. Os sinais que as pessoas próximas de nós nos dão devem ser lidos e levados a sério. Não menospreze o sentimento dos outros. Depressão é uma coisa muito séria. Não tente diminuir ou fingir que sente a dor de outra pessoa, entenda a outra pessoa. Forçar um contato ou fazer comentários indelicados podem parecer bobagem para você, mas podem machucar profundamente outro alguém.

vantagens_invisivel_vigilia_nerd_2016_06_30_07

8. Quando viramos adultos nossa vida muda, inclusive as amizades. Amigos vão para outras cidades, começam suas vidas. Mas isso não é motivo para pânico. Sempre há tempo para rever as velhas amizades, apesar dos percalços no caminho que a vida nos coloca.

9. Elogie os outros! Elogie as pessoas ao seu redor quando elas fizerem algo legal ou quando menos esperam. Não custa nada para quem faz e faz um bem enorme para quem recebe.

10. Por fim, o amor deve ser livre. O amor não deve ter sexo, cor, raça, idade, conta bancária. O amor deve ser sentido e não julgado.

A frase que abriu esse texto pode ser usada como um mantra pras nossas vidas! Você pode encontrar camiseta com essa frase no site da Chico Rei: http://bit.ly/1vj8zVv

3 comentários sobre “O que podemos aprender com As Vantagens de ser Invisível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *