FilmesQuadrinhosSéries

Neste Dia | 8 de Março – Especial Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar, vamos inaugurar um quadro novo em nosso site. Selecionamos alguns acontecimentos que marcaram a data nas áreas de história, música, cinema, televisão e HQs. Os destaques, são, é claro, para mulherada.

História

O Dia Internacional da Mulher é muito associado ao incêndio de uma fábrica nos Estados Unidos, onde 146 pessoas morreram e entre elas, 125 eram mulheres. Durante o século 20 diversos outros fatos também marcaram e revolucionaram a história, agregando ainda mais à data. De acordo com a socióloga Eva Blay, professora da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, durante aquela época ocorreram “fortes movimentos de perseguição política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial”. É aí que Clara Zetkin entra em cena.

A revolucionária Clara Zetkin, que lutou pelos direitos e pela organização das trabalhadoras

Professora, jornalista e política, Zetkin foi a grande organizadora das mulheres trabalhadoras.  Durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em 1910, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de honrar as lutas femininas e, dessa forma, obter suporte para estabelecer o sufrágio universal em diversas nações. A decisão foi aprovada de forma unânime pelas 100 delegadas dos 17 países participantes da Conferência.

Sendo celebrada por anos em diversos países, a ONU somente oficializou o Dia Internacional da Mulher em 1975 (Ano Internacional da Mulher, em que a desigualdade de gênero veio à pauta).

Ao redor do mundo, a data é celebrada de diversas formas, com presentes, menores jornadas de trabalho femininas e feriados. Apesar do aspecto comercial que o Dia Internacional da Mulher tomou, é importante lembrar a luta que tantas mulheres tiveram que travar para que pudéssemos alcançar o que temos hoje.

Além disso, todo dia é uma oportunidade de romper as barreiras que ainda impedem as mulheres de viverem de forma justa. E você (seja homem ou mulher) também pode ajudar nessa construção. Basta entender a história.

Fonte: BBC | Nova Escola |Azmina

Música

Capa do álbum retrata a rapper nua, com seu “violão escudo” e exibindo a prótese em sua perna

Em 8 de Março de 2016, a rapper Yzalú lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Minha Bossa é Treta”. Através do rap, Yzalú dedica-se a expressar através da música mensagens fortes e reais, combatendo machismo, racismo e preconceito contra pessoas com deficiência. Faz parte do álbum, inclusive, a música “8 de Março”.

Fonte: Trip

Cinema/Televisão

Em 8 de Março de 1929 nascia Hebe Camargo, uma das maiores estrelas da televisão brasileira. Para este ano estão previstos um filme e uma minissérie sobre a apresentadora, durante o auge da sua carreira, na década de 1980, com Andréa Beltrão no papel principal.

Fonte: O Tempo

HQ

Em 8 de Março de 2015, a Turma da Mônica fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma imagem com os seguintes dizeres:“Quem Não Tem um Pouco de Mônica?”. O objetivo era o de incentivar as crianças, principalmente as meninas, a serem quem são, sem preocupar-se com a opinião alheia.

Fonte: Turma da Mônica

Com a força de todas essas mulheres e importância deste eventos, queremos desejar um Feliz Dia da Mulher às nossas leitoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *