FilmesMúsicaSéries

Neste Dia: 30 de agosto na cultura pop

30 de Agosto marca o nascimento de uma grande escritora de terror, assim como a morte de um grande diretor do mesmo gênero, uma super estreia do cinema nacional e o lançamento de um clássico dos Beatles. Confira mais um Neste Dia abaixo!

LITERATURA – 1797 – Nasce Mary Shelley

Em 30 de agosto de 1797 nasce Mary Godwin, que veio a ficar conhecida posteriormente como Mary Shelley, devido ao seu casamento com o também escritor Percy Bysshe Shelley. Filha de um filósofo e de uma escritora feminista, Mary ficou mundialmente conhecida por escrever Frankenstein, obra que já fora adaptada diversas vezes para o teatro e cinema. A ideia para o livro surgiu em um verão em Genebra, onde passou as férias com o marido, o poeta Lorde Byron e mais alguns amigos. A leitura de Frankenstein é mais do que válida e podemos encontrar a obra em uma edição especial da DarkSide books, que conta também com um prólogo sobre a vida da autora e algumas cartas que escrevera ainda em vida. Nas telas, entre outras tantas adaptações,temos uma versão um pouco diferente, mas não menos interessante, na série Penny Dreadful (2014-2016), estrelada por Eva Green. Ah, por causa do aniversário da autora, o dia é reconhecido, é claro, como o “Frankenstein Day”!

MÚSICA – 1968 – Os Beatles lançam “Hey Jude” no Reino Unido

Uma das mais conhecidas músicas dos Beatles, Hey Jude, foi lançada, no Reino Unido, em um 30 de agosto, no ano ano de 1968. Composta por Paul, como forma de confortar Julian, filho de John, que estava passando por uma situação complicada, uma vez que seu pai havia deixado a sua mãe para viver com Yoko Ono. Em uma entrevista, Julian contou sobre a sua proximidade com Paul, que, de certa forma, era mais presente em sua infância do que o seu próprio pai. É, tem altas tretas dentro da que é considerado por muitos, a maior banda de todos os tempos. Em “Yesterday”, novo filme do diretor Danny Boyle, podemos acompanhar uma história de um mundo alternativo  onde a banda nunca existiu, assim como lindíssimas versões de alguns dos maiores clássicos da banda.

CINEMA – 2002 – Estreia “Cidade de Deus”

Em 30 de agosto de 2002 fomos apresentados a Zé Pequeno e Buscapé, na favela de Cidade de Deus, em uma das maiores obras do cinema brasileiro. Inspirado em um livro (de Paulo Lins, 1997), que, por sua vez, fora inspirado em fatos reais do desenvolvimento da favela do Rio de Janeiro, a partir de experiências pessoais e pesquisas por parte do autor. O longa, por sua vez, dirigido por Fernando Meirelles, foi indicado ao Oscar, ganhou renome internacional foi eleito como o oitavo melhor filme nacional de todos os tempos, de acordo com a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Cidade de Deus ficou marcado não somente pelos seus aspectos técnicos, mas também pelos temas que aborda: o crime e o tráfico de drogas.

CINEMA – 2015 – Morre Wes Craven

Antes falamos sobre o nascimento de uma escritora que ajudou a construir o gênero de terror na literatura, mas agora vamos falar sobre um cara que mudou pra sempre o gênero nas telonas; Wes Craven foi um produtor, argumentista, editor, roteirista, ator e diretor, que desde a década de 1970 vem criando grandes obras do terror. Nascido em 1939 foi o responsável por criar, em 1984, o icônico vilão Freddy Krueger, que iniciou a sua saga de assassinar adolescentes em seus sonhos em “A Hora do Pesadelo”. Outra franquia de sucesso na filmografia do artista é “Pânico”, que se iniciou em 1996. Foi Craven, inclusive, quem surgiu com a ideia da máscara do Ghostface, inspirado pela obra “O Grito”, de Edvard Munch. Wes Craven faleceu em 30 de agosto de 2015, em decorrência de um câncer no cérebro.

E esse foi mais um Neste Dia, trazendo alguns fatos marcantes do mundo. Fique ligado na Vigília para mais conteúdos do gênero e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *