Festival de CinemaQuadrinhos

Maurício de Sousa fala sobre seu legado e novos projetos

O pai da Mônica, da Magali, do Cascão, do Cebolinha, do Horácio, de dez filhos biológicos e 400 personagens é um senhor de 83 anos, ou quase 84, como ele gosta de lembrar. Mas a energia é de alguém que sente que tem muita vida pela frente e tem muitas pessoas para encantar ainda com a sua arte. Maurício de Sousa, foi homenageado no 47º Festival de Cinema de Gramado, ganhando o Troféu Cidade de Gramado na noite de quarta-feira, dia 21 de agosto. Durante a tarde, o cartunista falou com a imprensa.

Para começar o debate, Maurício salientou que a Turma da Mônica é um alicerce da cultura brasileira. “Turma da Mônica já está no gosto da criança”, se orgulha. “Em 60 anos de estúdio, sem dúvidas, nós auxiliamos na alfabetização de milhões de brasileiros”, comemora.

Mauricio recebeu surpresa da Turma da Mônica – Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Novos projetos

Uma das grandes novidades trazida pelo quadrinista é o Parque da Turma da Mônica que vai ser inaugurado em Gramado. “Vamos dar o melhor de quem cria”, disse Mauricio, que completou “o carinho que cerca Gramado merece um parque”. O pai da Mônica também disse que pretende frequentar ainda mais a cidade. “Quero voltar aqui muitas e muitas vezes para visitar o meu o parque”, disse. Participamos da coletiva de imprensa do novo parque e, em breve, teremos mais informações sobre o empreendimento.

Perguntado sobre novidades na Mauricio de Sousa, o criador abriu o jogo e o coração. “Sempre estou fazendo alguma coisa nova, procurando um novo desafio”, disse ele. “E ainda tem chão pela frente”. Sobre seu envolvimento com as produções, ele admite que ainda desenha o personagem Horácio. “Há pouco tempo, um dos nossos criadores conseguiu fazer uma tirinha do Horácio que eu aprovei. Foi a primeira vez”, falou.

Segundo ele, as graphic novels foram os primeiros projetos mais independentes feitos por outros criadores. “Criei meus filhos e dei para os outros desenvolverem”, comentou. Foi assim que surgiu Turma da Mônica Laços, que virou filme este ano, pelas mãos do cineasta Daniel Rezende. Falando isso, Mauricio confirmou que existem várias graphic novels escolhidas para virarem filme, em alguns anos. Praticamente, um universo expandido.

As séries inspiradas em Turma da Mônica também são uma realidade. Além de O Astronauta, da HBO, já existem parcerias fechadas com a Netflix e com a Amazon, que ele ainda não pode revelar. Em novembro, chega ao canal Cartoon Network uma animação baseada em Turma da Mônica Jovem. Para YouTube, a Mônica Toy vai ganhar uma série com pets para o YouTube.

Desbravando o mercado asiático

Depois abrir uma empresa no Japão, Mauricio de Sousa vai conseguir entrar no mercado da China, após proibições do país. Sem abrir muitos detalhes, os produtos da Mauricio de Sousa Produções devem ser utilizados nas escolas do país.

Planos futuros

Para o futuro, Mauricio de Sousa diz que tem muitas coisas em mente. Inclusive, uma possível criação da Turma da Mônica Adulta. “Seria para os adultos que estão crescendo. Para acompanhar a Mônica fazendo 25, 26, 27 anos. Acompanhando a vida e os dilemas adultos”, contou ele.

Foto destaque: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *