CríticaFilmesListas

Os principais SPOILERS de Homem-Aranha: Longe de Casa

Homem-Aranha: Longe de Casa encerra um ciclo iniciado em 2008, com Homem de Ferro (Jon Favreau). Além disso, ele não se resume somente a um filme solo. Depois do que vimos em Vingadores: Ultimato, há muitas consequências que são sentidas diretamente por Peter Parker (Tom Holland) e sua comunidade, ou melhor, vizinhança. Homem-Aranha: Longe de Casa traz ainda um novo ciclo e ações que vão impactar absurdamente na vida do personagem, e também em todo o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM).

Confira abaixo os principais SPOILERS do filme (por sua conta e risco!):

1- Mysterio é sim o vilão

Esse era o plot-twist mais manjado pelos fãs

Essa talvez fosse a possibilidade mais fácil de se imaginar. Afinal, Mysterio/Quentin Back sempre foi um terrível vilão nas Histórias em Quadrinhos do Cabeça de Teia, e aqui, nem mesmo o fato de escalarem o boa pinta Jake Gyllenhaal para o papel nos fez acreditar que ele seria bonzinho. Aliás, Jake entrega um excelente Mysterio. Com ele temos todos os truques e magias que já vimos nas HQs, além de um peso narrativo amarrado diretamente em filmes como Homem de Ferro (2008) e também Capitão América: Guerra Civil (2016), mostrando novamente que o UCM está todo amarradinho.

2- O gap de 5 anos (ou blimp) é explicado

Todos aqui, exceto um, foram estalados por Thanos também

O que muita gente já apontava como um furo de roteiro está devidamente explicado em Homem-Aranha: Longe de Casa. E nem é de uma forma complicada. Com maestria, o diretor Jon Watts explica tudo em um excelente e bem-humorado programa jornalístico do High School de Peter, tal qual vimos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. E isso tudo contribui ainda mais para a ideia de universo expandido e roteiros preocupados com esses detalhes. A forma de contar tudo isso foi batizar o estalo como o “Blimp”. Alunos foram “blimpados” e voltaram da mesma forma, enquanto outros realmente envelheceram e avançaram suas vidas. E o pior, tiveram que começar o ano letivo todo do início (risos).

3- Tia May sabe de tudo!

Com vimos em De Volta Ao Lar, o segredo já não é tão segredo assim

Ao contrário do cânone maior das HQs do Homem-Aranha, neste universo a Tia May (Marisa Tomei) já está por dentro das ações de Peter como herói (ok, já vimos ela em Ultimato também). Ela inclusive incentiva o rapaz a levar o uniforme durante as férias escolares na Europa. E claro, está tão envolvida na ‘vida heroica’ que está desenvolvendo um relacionamento “sério” com Happy (Jon Favreau) onde trabalha em causas humanitárias pós “Blimp” em uma empresa ligada às Indústrias Stark.

4- Nem tudo é o que parece!

Agentes da SHIELD?

Como falamos na crítica, Homem-Aranha: Longe de Casa combina com o ditado “Nem tudo é o que parece”. Ela vale para o vilão Mysterio, que paga de mocinho para substituir Tony Stark, e também para a dupla Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill (Colbie Smulders), que recruta Peter e mexe e remexe de várias maneiras nas férias escolares do rapaz. Mais detalhes nos tópicos abaixo.

5- Ação incrível

Prepare-se para mergulhar em cenas belíssimas

Embora já tenhamos visto os “Elementais” durante os trailers, não são eles os vilões totais do filme. Mysterio está produzindo tudo aquilo para se promover como herói. E os efeitos estão incríveis, principalmente quando vemos o Aranha absolutamente imerso nas ilusões. Nesses momentos, parece que realmente estamos lendo uma HQ entre o herói e o vilão. Incrível!

6- Os trailers te enganaram direitinho

GOTCHA! Você caiu na pegadinha da Marvel!

Os trailers de Homem-Aranha: Longe de Casa te enganaram direitinho. A Marvel te enganou direitinho. Jon Watts te enganou direitinho. Enfim, todo mundo te enganou direitinho! Sabe a cena em que o Homem-Aranha detém bandidos usando o traje do Aranha de Ferro? Pois ela nem está no filme. Sabe a possibilidade de Multiversos deixada por Nick Fury ao apresentar Mysterio? Essa sim é sensacional. O diálogo que explica as pistas deixadas pelo trailer é uma verdadeira piada com os fãs, que caíram na pegadinha direitinho. E isso fica ainda mais forte depois de Mysterio citar o próprio Universo 616. Os leitores dos quadrinhos vão pirar, mas “Esse é o tipo de coisas que todo mundo quer escutar hoje em dia”, cita Mysterio em um tom mais do que irônico, acabando com as esperanças dos fãs em ver um AranhaVerso nas telonas em um futuro breve.

7- As cenas pós-créditos

Essa será sua reação ao final do filme

Depois de Vingadores: Ultimato, que não contou com nenhuma cena pós-créditos, Homem-Aranha: Longe de Casa resgata a tradição da melhor forma. As duas cenas são importantes demais e com forte impacto para o Aranha e para todo o Universo Cinematográfico da Marvel.

A primeira delas é um clássico das HQs, mas bem adaptada para a realidade do Peter do UCM. Depois de um rolê com MJ (Zendaya), eles param no centro de Nova Iorque onde o telão da 5ª Avenida divulga em um telejornal um vídeo bombástico de um momento editado (tendenciosamente) do conflito final entre Aranha e Mysterio. O Canal de TV mostra o vídeo divulgado por um “suposto” site de notícias chamado Clarim Diário, apresentado por ninguém menos que J. Jonah Jameson. E como sempre, ele aponta o Aranha como um assassino criminoso responsáel pelas tragédias recentes. Mas faz ainda mais… divulga a identidade secreta do herói. Achou pouco? Pois J. Jonah Jameson é vivido por ninguém menos que J.K. Simmons, o próprio Jameson de Homem-Aranha 1, 2, e 3, dirigidos por Sam Raimi. Cabeças explodindo ao final da sessão…

A segunda é tão importante quanto. Em um carro Nick Fury e Maria Hill conversam sobre tudo que ocorreu durante o filme. Mas eles… não são eles… são na verdade SKRULLS. Fury é na verdade Talos (Ben Mendelsohn, de Capitã Marvel). Eles estão se comunicando com o verdadeiro Fury que está em uma base espacial… uma panorâmica mostra o tamanho da base, que é realmente IMPACTANTE! Será ela a E.S.P.A.D.A., o braço da S.H.I.E.L.D. no espaço? Só o futuro dirá!

E aí, o que será que teremos nas próximas fases do UCM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *