Deserto Particular: novo filme de Aly Muritiba vence o Prêmio do Público em Veneza
Aly Muritiba, cineasta responsável por Ferrugem e Jesus Kid, acaba de ganhar o Prêmio do Público no 78º Festival de Veneza por seu novo longa “Deserto Particular”. O reconhecimento faz parte da Mostra Venice Days, dentro do celebrado festival de cinema. O longa é protagonizado por Antonio Saboia (Bacurau), como Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.
Assista ao trailer de Deserto Particular:
“Fazer um filme de amor, em um tempo tão turbulento, trazê-lo para um dos maiores Festivais do mundo e atingir o coração da audiência, é algo muito especial. E é também uma pequena prova de que no fim o amor sempre vence! E isso não é só nos filmes, o amor sempre vence na vida real e o amor vencerá inclusive na nossa história política”, comentou Aly Muritiba logo após receber a premiação.
Aly Muritiba é diretor, roteirista, produtor e montador, tendo em seu currículo ficções e documentários. Seus filmes já conquistaram mais de 200 prêmios em festivais de cinema, e foram exibidos em festivais como por Sundance (Ferrugem, 2018), Veneza (Tarântula, 2015), San Sebastian (Para minha amada morta, 2015/ Ferrugem, 2018) e Semana da Crítica, Cannes (Pátio, 2013). Em Gramado, Ferrugem conquistou prêmio de Melhor Filme e Roteiro (co-escrito com Jessica Candal).
Para canais de TV e streaming, Muritiba dirigiu as séries “O Hipnotizador” – S02 (HBO), “Carcereiros” S02 (Globo), “Irmãos Freitas” (HBO-MAX) e “Irmandade” (Netflix) e “O Caso Evandro”(GloboPlay).