CríticaQuadrinhos

Conheça Laços, a HQ que vai inspirar o filme da Turma da Mônica

Edição de ‘Laços’ da Graphic MSP

Não chega a ser inédito, mas com a apresentação oficial das crianças que vão viver Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em um filme live-action, é quase uma obrigação falarmos de Laços, a Graphic Novel que vai guiar o filme da Turma da Mônica nos cinemas. A ideia de transpor os clássicos personagens de Mauricio de Sousa ganhou o mundo em 2014, quando foi lançado o primeiro volume. O escolhido para iniciar este processo de resgate e valorização da infância de todo o brasileiro foi o personagem Astronauta. Na história “Magnetar”, tivemos uma nova versão deste universo infantil que começou lá no bairro do Limoeiro. O responsável pela primeira edição foi ninguém menos que o premiado quadrinista e publicitário Danilo Beyruth. Logo em seguida veio Laços, projeto que falamos a partir de agora.

Em Laços, temos uma singela história de amor de Cebolinha pelo seu cãozinho, o Floquinho. Garanto que muitas vezes você se perguntou se ele era mesmo um cachorro. A história, que provavelmente já aconteceu com várias crianças (comigo inclusive) mostra a busca dele e de toda a turma pelo Floquinho, que foge sorrateiramente quando a mãe de Cebolinha esquece o portão de casa aberto. E quem não entra em pânico e fica triste com isso não é mesmo? – Pausa pra eu enxugar minhas lágrimas.

Bad News pro Cebolinha

A partir daí, a aventura se desenrola envolvendo não só os personagens mais clássicos, mas com alguns easter-eggs (pra usar um termo cool) e pontas de outras figuras que a gente lembra da época em que começou a ler. Aliás, essa é uma tônica do editor Sidney Gusman, responsável pela Editora Maurício de Sousa. Invariavelmente ele inicia palestras ou participações em feiras de quadrinhos com a pergunta: “Quem aqui aprendeu a ler com a Turma da Mônica?”. Nem precisa dizer que ele já ganha a plateia de cara.

Com o traço e as cores dos irmãos Victor e Lu Cafaggi, quadrinistas escolhidos pelo próprio Mauricio de Sousa, vemos uma adaptação caprichada. A arte criada pelos artistas nos remete a um desenho que mescla o épico com um tom menos cartunesco do que conhecemos. Justamente a proposta do projeto, e que agora vai ganhar as telonas. Como não podia deixar de ser, temos uma turma que se enrosca, mas se mantém unida nas horas necessárias, dando o tom que se precisa para contar uma boa história infanto-juvenil.

A Graphic Novel Turma da Mônica Laços pode ser encontrada nas melhores lojas do ramo. A Vigília indica. Principalmente se você ficou curioso com o projeto da Turma da Mônica em Live-Action. Outro ponto positivo: o filme será dirigido por Daniel Rezende, que fez chover esse ano com Bingo – O Rei das Manhãs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *