CríticaFilmes

Casamento Armado: humor exagerado de JLo quase estraga tudo

JLo e Josh Duhamel protagonizam Casamento Armado, uma comédia romântica explosiva e cheia de aventura no Prime Video

Casamento Armado (Shotgun Wedding) tinha potencial, mas não cumpriu. O filme, Original Prime Video, une grande elenco para uma história que poderia ser muito mais divertida. Além de Jennifer Lopez e Josh Duhamel, interpretando o casal principal Darcy e Tom, temos Lenny Kravitz como o ex-namorado famoso de Darcy, Sonia Braga (Bacurau) como a mãe da noiva, Jennifer Coolidge como mãe do noivo e outros nomes como Cheech Marin, Steve Coulter e D’Arcy Carden.

A trama gira em torno do grande casamento de Darcy e Tom, em uma ilha nas Filipinas, que acaba sendo atacada por uma trupe de piratas modernos em busca de dinheiro. Todos os convidados acabam agrupados pelos criminosos, menos o noivo e a noiva, que minutos antes de tudo acontecer brigam e colocam em risco o futuro do casamento.

A partir deste ponto, o filme entra em uma decrescente, contando apenas com alguns momentos de humor que valem a pena e que normalmente acabam sendo protagonizados por algum personagem do elenco secundário.

Josh Duhamel, que já protagonizou outras comédias românticas decentes como Juntos Pelo Acaso (2010) e Noite de Ano Novo (2011), além de alguns outros romances como Um Porto Seguro (2013), entregou um personagem agradável, razoável e convincente. Nada que se destaque e nada que se torne mais um ponto negativo contra o filme.

O problema realmente se encontra na estrela principal do longa. Enquanto o restante do filme vai funcionando, de certa forma, com o seu plot propositalmente exagerado (o que não é necessariamente um problema, pois a proposta do filme é essa), Jennifer Lopez parece deslocada e descompassada em seu nível de humor e atuação.

Sonia Braga está em Casamento Armado!
Sonia Braga está em Casamento Armado!

Nas primeiras cenas de “Casamento Armado”, durante a festa de ensaio, nenhum problema. Sua performance começa a se tornar exagerada e quase tosca quando de fato as situações nonsense começam a acontecer. E não, ela não entrega uma atuação com o objetivo de demonstrar uma mulher comum que acaba com o seu casamento invadido e precisa lutar pela sobrevivência de uma forma que acaba sendo divertida para o telespectador. Ela entrega o que acha (já que também fez parte da produção do filme) que seria extremamente cômico e acaba mostrando, de fato, um humor pastelão e datado.

A questão é que Jennifer Lopez não é uma atriz ruim, não da forma como o filme nos traz. A super estrela já entregou boas performances ao longo dos anos, como em “As Golpistas” (2019), Dança Comigo (2004) e Irresistível Paixão (1998). Ela também teve bons resultados em outros filmes mais próximos ao gênero de “Casamento Armado”, como em “A Sogra” (2005) e “Encontro de Amor” (2002), mas parece que aqui precisou provar que ainda estava “com tudo em cima” e o tiro saiu pela culatra.

Além dessa problemática que acompanha a história inteira e que pode gerar diversas viradas de olho sarcásticas, nada se torna tão ruim no filme, exceto alguns clichês cansativos do humor. Como esperado por sua proposta, o plot vai escalonando e trazendo algumas situações mais bizarras, mas que dentro da proposta do filme, se tornam válidas.

Quem realmente se diverte é a queridinha do momento, que levou um Globo de Ouro para casa este ano como Melhor Atriz Coadjuvante por The White Lotus (da HBO Max) e foi eleita a Mulher do Ano pela Universidade de Harvard, Jennifer Coolidge. Icônica em tudo que faz, colecionando personagens divertidas e memoráveis em filmes como “American Pie” e “Legalmente Loira” e se reinventando com sua personagem nessa nova série da HBO, Jennifer trouxe alguns momentos de respiro ao filme, engraçada e divertida de uma forma leve e orgânica. E se prepare, o longa traz também uma cena maravilhosa dela com uma arma. Além dela, o núcleo familiar de Darcy, com Sonia Braga, Cheech Marin e outros, também acaba sendo uma boa parte para a história.

Se você sobreviver à atuação de JLo, “Casamento Armado” pode te divertir e garantir uma sessão de pipoca sem grandes preocupações, mas é só isso.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *