AnimaçãoListasQuadrinhosSériesTelevisão

Antes de Jaspion na Band: Tokusatsus do tempo da Rede Manchete | Lista

Desde o dia 22 de março, a Band está exibindo alguns Tokusatsus conhecidos da maioria do público Brasileiro: Jaspion, Jiraiya e Changeman. Por mais que essas séries tenham feito sucesso nos anos 80 e 90, a maioria da criançada de hoje em dia ficou sabendo da existência desses heróis japoneses a partir desta nova iniciativa, que ganhou o nome de Mundo Animado.

Claro, grande parte da audiência atual da Band são os pais desses jovens, que antigamente sentavam na frente da TV e sintonizavam na extinta Rede Manchete, que em 1999 teve as suas transmissões encerradas, dando lugar à Rede TV. Para você que é daquele tempo ou que está gostando de Jaspion e Companhia, a Vigília Nerd preparou uma lista com as produções exibidas no antigo canal a partir de 1988.

Prepare-se para uma lista cheia de nostalgia!

O Fantástico Jaspion

Jaspion é um dos personagens mais queridos no mundo todo

O favorito do público brasileiro encabeça a nossa lista. Na série, que tem muitas influências de Star Wars, principalmente nos seus primeiros episódios, temos o guerreiro Jaspion, discípulo de Edin, enviado em missão pela Galáxia para impedir os planos maléficos de Satan Goss. Depois de muitos planetas estranhos, nosso herói vem parar na Terra e é por aqui que ele descobre que pode derrotar o vilão com a ajuda do Pássaro Dourado.

Esquadrão Relâmpago Changeman 

Gosta de Power Rangers? Agradeça então pelos Changeman!

Muito antes dos Power Rangers pintarem nas telinhas, já estávamos acostumados com heróis coloridos em colãs apertados. Na trama, cinco militares ganham poderes para lutar contra um império alienígena e assim defender a Terra. Até hoje, Changeman divide o favoritismo de Jaspion com o público brasileiro. 

Comando Estelar Flashman 

Changeman versão 2.0

Após o sucesso de Changeman, fomos apresentados a um novo grupo de Super Sentai, o Comando Estelar Flashman. A história narra a saga de cinco jovens que foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash e levados para lá. Depois de 20 anos, eles retornam para a Terra ao saberem que o planeta está sendo ameaçado. No Japão, essa série foi considerada uma das melhores do País, devido a sua boa história, visual bonito e personagens cativantes.

Jiraiya, o Incrível Ninja

O Incrível Ninja!

O sucessor de Togakure, Jiraiya, era uma série com sérias restrições orçamentárias, mas que compensava pelo herói carismático e pelos membros da sua família, que sempre tinham alguma participação importante no episódio. Além disso, os vários ninjas que apareciam a cada episódio e a luta para conseguir juntar a inscrição mantinha o público entretido com a resolução da saga. 

Poderoso Lion Man

Lion Man era uma “dádiva dos ninjas”.

Tá bom, tá bom. Jiraiya não era a série ninja com maiores restrições orçamentárias. Lion Man, era realmente uma dádiva dos Ninjas, como o narrador da série falava. Dan Shimaru, nosso protagonista, não tinha uma vida fácil lutando contra os inimigos nessa roupa quente de leão.

Policial de Aço Jiban

Depois do RoboCop, um policial de aço, mas com muito sentimento.

O RoboCop japonês. Jiban foi um marco nas séries Metal Hero, devido as suas cenas impactantes, como o herói perdendo um braço em uma batalha. Como já referenciado, o Policial de Aço tinha a história bem parecida com o RoboCop, já que foi morto em serviço e ressuscitado como um ciborgue para combater as Forças do Mal. Jiban foi a única série a passar quase em tempo sincronizado, pois ela ainda estava em exibição quando veio para cá. Aliás, o tema de abertura vai ficar grudado na sua cabeça. 

Cybercops, os Policiais do Futuro

Cybercops era uma série incrível

Diferente da maioria das séries da nossa lista, Cybercops não era produzida pela Toei, mas sim pela Toho. Outra peculiaridade é que ela não possuía franquia, como um Kamen Rider ou Super Sentai. E as curiosidades não param por aí, já que, diferente de outros programas de super -heróis, aqui tínhamos os próprios atores fazendo as cenas de ação, já que todos vinham de escolas de dublês. Na série, que se passa em uma Tóquio futurista no ano de 2000 (!?!), temos quatro policiais que vestem armaduras (as unidades Cyber) para combater organização Destrap. Outra música que vai ficar na sua mente. 

Black Kamen Rider

Um mutante que sofria a cada episódio

O Kamen Rider mais famoso de todos os tempos, Black foi a primeira aventura do protagonista Issamu Minami. Após ele e o irmão serem transformados em ciborgues mutantes pelo Império Gorgom, ele foge do destino de se tornar o próximo imperador secular e decide usar os poderes que recebeu contra os vilões. Mas para aumentar a tragédia, seu irmão Nobuhiko perde a memória e retorna como antagonista, o Shadow Moon. Infelizmente, seu último episódio nunca foi exibido por aqui, muito menos dublado. No Brasil, Black Kamen Rider ganhou uma linha de brinquedos pela Glasslite rebatizando-o de Black Man. Detalhe que a abertura da série era interpretada pelo próprio ator que fazia o protagonista, Tetsuo Kurata.  

Guerreiro Dimensional Spielvan 

Será que copiaram o Jaspion?

Você já deve ter visto esse herói na produção da Saban VR Troopers (que fez um sanduíche com Metalder fazendo uma série só) ou aqui no Brasil como JASPION 2! O brasileiro é criativo e aproveitou a fama de outro herói para vender um genérico. Aqui, nosso protagonista é um sobrevivente do planeta Clean que veio a Terra para combater os responsáveis pela destruição do seu lar, o Império Water.

Defensores da Luz Maskman 

Em Maskman a vergonha do plágio já não existia mais

Maskman foi o último Super Sentai a ser exibido por aqui. (depois disso só veríamos as versões americanazidas dos Power Rangers). Como de praxe, acompanhamos cinco jovens que, ao descobrirem o poder aura, partem para lutar contra o Império Subterrâneo Tube.

Estrela Fascinante Patrine

Patrine era um negócio difícil de explicar

A Girl Power da lista, Patrine faz parte do gênero Super Heroine. A garota é uma guerreira que recebeu poderes do Deus Protetor para defender a cidade e o universo das ameaças de bandidos e também do feitor de todo mal, o Diabo do Inferno (criativo não?!?).

Esquadrão Especial Winspector 

Juntaram três Jibans, o negócio só estava aumentando!

Se você gostou de Jiban, imaginem ele em dose tripla? Pois, Winspector era uma série policial, na qual tínhamos bandidos que não eram monstros vindos do espaço ou espíritos malignos. No enredo, acompanhamos os policiais Liuma (Fire), Junko e Hissae, que ao lado dos androides Biker e Highter prendem todos os malfeitores de Tóquio, sempre de um jeito épico, com explosões e pessoas sendo resgatadas no último segundo. Ah, prepare-se para outra música que vai ficar grudada na sua mente.

 Super Equipe de Resgate Solbrain

Achou que não teria um universo expandido?

Continuação direta de Winspector (com direito a crossover durante a série), Solbrain não fez tanto sucesso como o antecessor, mas manteve o público da produção anterior, principalmente por contar com a mesma unidade especial anterior, dirigida pelo Chefe Masaki, e, mais tarde trazer Liuma de volta, desta vez como Night Fire.

Kamen Rider Black RX 

Um upgrade de Black Kamen Rider

Falando em continuações, temos a sequência de Black Kamen Rider, o Kamen Rider Black RX. Após perder os seus poderes, Issamu ganha um upgrade, tornando-se o Filho do Sol para combater o Império Crisis e Shadow Moon (sim, ele voltou!). Menos sombria e mais humorada do que a série anterior, RX foi o primeiro Kamen Rider a contar com novas transformações além da normal, uma vez que nosso herói pode optar pelas armaduras Robo Rider e Bio Rider, dependendo do momento da batalha. Também em relação ao Black, agora nosso herói tem uma espada, a Metallion. Nos EUA, a Saban fez uma versão tosca chamada Masked Rider. 

Ultraman

Se Ultraman é o pai de todos, acalme-se, pois também existe o avô

A Manchete não foi a primeira a exibir Ultraman no Brasil, mas ainda sim popularizou novamente o herói nos anos 90. Na trama, temos o agente Hayata, que após morrer em um acidente é ressuscitado pelo alienígena Ultraman, que transfere sua energia vital para o corpo do humano. Até hoje temos sempre alguma série nova do herói sendo lançada lá no Japão. Na Netflix um anime foi lançado em 2019. Confira a nossa crítica

National Kid 

Então, aqui está o avô!

O precursor dos Tokusatsus, National Kid tinha seu charme na reprise da Manchete dos anos 90, exibida em Preto e Branco. A produção original era de (pasmem!) 1960. Na série acompanhamos o herói vindo da quarta dimensão para lutar pela paz e justiça no mundo. Para não ser descoberto, ele se disfarça de professor e começa a viver entre os humanos.  

Mesmo que a maioria das séries listadas aqui não tenham sido concluídas no Brasil (Jiban, Cybercops, Spielvan, Black Kamen Rider, Patrine e Kamen Rider Black RX), você pode conferir alguns deles nos canais da Sato Company (responsável por trazer Jaspion, Jiraiya e Changeman para a Band) e no novo canal da Toei.

Outra dica para quem quer continuar nesse clima nostálgico é o canal do músico Ricardo Cruz, que interpreta as músicas de abertura e encerramento dessas séries e de animes conhecidos do público brasileiro. 

E aí, gostou das lembranças? Qual deles é o seu preferido? Deixe pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *