FilmesQuadrinhos

Alita: Anjo de Combate | As diferenças entre a obra original e o filme

Alita: Anjo de Combate estreou no dia 14 de fevereiro, bem depois do planejamento inicial da 20th Century Fox. Porém, a espera valeu a pena, principalmente para os fãs. Geralmente as adaptações ocidentais de histórias orientais não são tão fiéis, mas Alita é uma exceção. Desde o início até o final da história, temos os momentos emblemáticos que constroem a personalidade da protagonista, da mesma maneira que vemos no Mangá ou nos dois episódios do anime em formato de Original Video Animation (OVA) lançados em 1993.

A Vigília preparou uma lista com as principais diferenças entre os OVAs (fazendo também um comparativo com o mangá de 1990) e a produção de James Cameron e Jon Landau, com direção de Robert Rodriguez.

Confira:

1- Alita

Alita, mas também pode ser Gally

Tanto no mangá de Yukito Kishiro como nos episódios do OVA, Alita (não se espantem) não ganha esse nome do Dr. Ido. Ao encontrá-la, o cyberdoutor a batiza de Gally. No mangá sabemos que esse era o nome do gato dele, e não da filha, como foi utilizado no filme. No OVA não temos essa explicação, apenas uma menção de Yugo (Hugo no filme da Fox) de que o nome dela é “estranho”. Enquanto que no mangá, Yugo acha bonito, comparando-o a uma flor.

Outro fato são as lembranças de Alita. No mangá a adolescente ciborgue se lembra da sua infância constantemente, enquanto que no OVA deixaram o seu passado de lado. No filme, são as memórias de uma guerra lunar que vem e vão na mente da heroína.

2- Corpo Berserker

O corpo que Alita sempre pediu

No filme é a própria Alita quem encontra o corpo Berserker em uma nave alienígena durante um rolê com Hugo e seus amigos. Porém, somente depois da luta com o gigante Grewishka é que ela passa a usá-lo. No OVA, Alita já ganha de cara esse corpo hi-tech, sem nenhuma restrição de Ido. No mangá, Alita só o ganha após a primeira batalha com Grewishka, no qual seu corpo é destroçado pelo grandão. Na segunda luta entre os dois, quando o grandalhão está utilizando o braço “Corta e Mói”, tanto no anime quanto no mangá, ela o derrota com o corpo Berserker. No filme é justamente por causa do Corta e Mói que Alita acaba tendo o seu primeiro corpo danificado.

Falando no corpo, no filme ela o ganha inteiro de Ido. No mangá, doutor vai construindo aos poucos.

3 – Ido

Christoph Waltz é o cyberdoutor na adaptação de Robert Rodriguez

No filme vemos que Ido tem uma assistente negra ao seu lado, para auxiliá-lo nas operações de reconstrução dos ciborgues. No anime e no mangá, é o velhinho Gonzu quem o ajuda. Também nas duas versões japonesas é Ido quem leva Alita ao bar Kansas, para apresentá-la aos caçadores de recompensas, para que juntos derrotem Grewishka. No filme é a imprudente Alita que vai acompanhada de Hugo arrumar confusão no local. O doutor Chega para “apartar a briga”. No filme, Ido também não possui mais a marca de Zalem, enquanto que no mangá e no OVA, sim.

4 – Hugo

Hugo/Yugo no traço original

Na primeira saga do mangá nem vemos a aparição de Hugo (Yugo no original). É o Dr. Ido o responsável por apresentar o novo mundo a Alita e também quem a explica sobre todos os perigos da cidade de sucata. No OVA e no filme, temos Hugo desde o início, já deixando claro que ele será o “crush” de Alita. Ao contrário do filme, tanto no OVA quanto no mangá vemos Yugo morando com idosos e não adolescentes descolados. Sua morte (as duas) são praticamente idênticas em todas as três representações adaptadas de Gunnm. A segunda aliás, um dos momentos mais dramáticos de toda a história.

5 – Grewishka

Grewishka na sua versão anime

Muito mais presente no mangá e um pouco menos no OVA, Grewishka (Makaku no mangá) ganhou menos espaço no filme de Rodriguez, que preferiu dar mais visibilidade a Zapan. No OVA ele tem a rivalidade com Alita, assim como nas outras mídias, mas é no mangá que ele se revela um personagem muito mais interessante. Desde a sua infância descrita, contando como ele foi jogado no esgoto pela mãe após o seu nascimento, e de como sobreviveu comendo ratos e tomando água poluída, até a sua transformação em robô verme feita pelo principal vilão da série, o Dr. Nova. No mangá também descobrimos que ele é na verdade apaixonado por Alita. Nem a sua infância, muito menos o seu amor platônico são retratadas no cinema e no anime. No filme também ficou de fora o vício de Makaku por endorfina, o que só era saciado comendo cérebros. Detalhe curioso que o número 99 utilizado por Alita em seu uniforme de motorball é retratado na nova armadura de Grewishka no OVA, como um easter egg.

6 – Motorball

No filme uma mudança “literalmente” radical é incluída na trama, o Motorball. Logo de cara, Alita se enturma com o “bonde” do Hugo e aprende um jogo novo, no qual competidores utilizando patins para correr atrás de uma bola de metal e marcar pontos em um aro. Essa tal disputa também é realizada em grandes estádios, sendo o ópio do povo na trama. No mangá e no OVA o primeiro jogo a aparecer são lutas como as de boxe entre os ciborgues. No OVA só temos pequenas menções disso nas TVs ou em diálogos. No mangá, o braço “Corta e Mói” é roubado por Makaku de um desses lutadores. No mangá, o Motorball só seria incluído na trama mais para frente.

Bom, existem outras mínimas peculiaridades que também poderíamos citar, mas nós atemos as mais relevantes. Confira a nossa crítica de Alita: Anjo de Combate em texto e também em vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *