AnimaçãoGamesQuadrinhosSéries

Afro Samurai é a essência negra transformada em anime

Com a notícia de que a Netflix está produzindo o anime Yasuke, sobre o primeiro samurai negro da história, a comparação com outra animação é inegável, pelo menos para aqueles que acompanham esse nicho a mais tempo. Estamos falando de Afro Samurai, de 2007, que conta com a dublagem de ninguém menos do que Samuel L. Jackson, nosso eterno Nick Fury do Universo Marvel e de tantos outros personagens incríveis do cinema.

Samuel L. Jackson dubla Ninja Ninja e Afro no anime

Aproveitando o dia 20 de Novembro, no qual temos a data do Dia da Consciência Negra, em alusão ao dia em que Zumbi dos Palmares morreu, resolvemos falar um pouco mais de um personagem negro e protagonista no mundo dos animes. 

Não dá pra levar a sério um adversário desses

O anime de Afro Samurai é baseado no mangá de Takashi Okazaki, publicado de 1999 a 2000. O autor revelou que a ideia para o personagem surgiu do seu gosto por filmes do gênero Blaxploitation, que fizeram muito sucesso nos anos 1970. Essa cena era voltada ao público negro norte-americano, na qual todas as pessoas envolvidas, desde direção até atuação, eram negras. Um exemplo desse tipo de filme é o longa-metragem Shaft.

Em 2009 tivemos o filme Afro Samurai: Resurrection

Okazaki também é muito fã de Soul Music e Hip-Hop, o que fica nítido ao assistir Afro Samurai. Falando na trilha sonora, ela foi composta pelo rapper RZA, do Wu-Tang Clan. Você deve conhecê-lo dos filmes da saga O Homem dos Punhos de Aço e de Django Livre. O anime foi produzido pelo estúdio Gonzo, tendo como co-produtor o próprio Samuel L. Jackson, que além de dublar o protagonista Afro, também empresta a sua voz para o personagem Ninja Ninja. O anime conta com cinco episódios e ganhou uma sequência em filme em 2009, intitulada Afro Samurai: Resurrection. Além dessas mídias, temos dois games, sendo o primeiro Afro Samurai, de 2009 e Afro Samurai 2: Revenge of Kuma, de 2015. 

Afro em sua versão nos games

A trama de Afro Samurai é bem peculiar, já que temos um Japão feudal futurístico e pós-apocalíptico (contexto bem parecido com o que veremos em Yasuke, em 2021). O principal personagem da história é Afro, um samurai negro que possui a bandana Número Dois, uma das sete pertencentes aos guerreiros mais poderosos do mundo. Todos os detentores das bandanas buscam conseguir a de Número Um, para assim, comandar a Terra e possuir os poderes semelhantes aos de um deus. Porém, para desafiar o guardião desse título, você precisa ter a bandana de número anterior ao dele, fazendo assim, que Afro seja o samurai mais visado de todo o planeta. De quebra, nosso protagonista procura vingar a morte de seu pai, que perdeu a bandana Número Um para Justice, o vilão do anime, dublado por Ron Pearlman, nosso Hellboy dos filmes de Guillermo del Toro. 

Justice contra Afro é uma briga boa para saber o que é melhor: a pistola ou a espada

Infelizmente são raros os protagonistas negros em muitas histórias da nossa cultura pop, mas não podemos normatizar isso. Devemos lembrá-los, mostrando que todos devem ser representados nas telinhas, não aceitando os padrões impostos pela sociedade, que molda a nossa perspectiva do que é ideal.

Queremos heróis de todos os tipos e jeitos. #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *