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O Avental Rosa: o filme que não deu certo | Crítica

Jayme Monjardim trouxe para o 46º Festival de Cinema de Gramado seu projeto que definiu como “o mais autoral”. O Avental Rosa conta a história de Alice (Cyria Coentro), uma mulher que dedica sua vida ao voluntariado, abdicando de seu próprio tempo. A premissa pode ser boa, mas tudo é tão novelesco e caricato que fica difícil se sensibilizar com a história, personagens e até mesmo cenários.

Com uma trama exagerada, em todos os aspectos, Alice vai se relacionando com os doentes terminais que atende em um hospital. Com Rafael (Bruno Cabrerizo), um menino gay com HIV (em pleno 2018, a obra reforça um tipo de preconceito que já é bem fixado – infelizmente – em uma expressiva parcela da sociedade mundial), as cenas parecem ainda piores. Afinal, acontece quase um envolvimento amoroso entre os dois, sem nexo nenhum.

E sem nexo também são as cenas em que ela aparece nua, sensualizando sozinha em seu apartamento. São vários os momentos em que a vemos sem roupa, sem que isso reforce sua personalidade ou tenha alguma clareza narrativa. Há ainda uma sequência completamente desnecessária em que a vemos ela e a irmã dividindo o banheiro de forma totalmente aleatória.

Ainda temos na história o “seu Américo”, vivido por César Troncoso. E aqui conseguimos perceber a diferença de como a direção pode fazer a diferença na atuação de um personagem. Em Benzinho e Mi Mundial (outros dois longas do Festival), ele fez um papéis muito diferentes, e nitidamente sua atuação ficou muito melhor. Em O Avental Rosa, deixou muito à desejar. Os demais personagens que orbitam a protagonista também se mostram rasos, sem tramas complexas de pano de fundo. Catarina (Tânia Bondezan), a irmã de Alice, que parecia estar ali para representar o alívio cômico do filme, só servia para brigar.

Faltou química nesse casal

O Avental Rosa é um grande episódio de novela, que não funciona como proposta cinematográfica. Tanto que ao final do terceiro ato, percebe-se que algumas soluções para acelerar a trama acabam prejudicando ainda mais a história, que por fim, fica óbvia demais.

Em resumo, O Avental Rosa tem todos os elementos de uma novela de Monjardim, mas que não funcionou no tempo do filme. Faltou fôlego, acabamento e envolvimento. O filme que entrou na competição nos últimos minutos (relembre aqui) ainda não tem data de estreia definida.

Texto escrito com participação de Robson Francisco Nunes

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