Clássicos da Turma da Mônica estarão disponíveis em versões digitais
O Social Comics, plataforma online para leitura de quadrinhos em versão digital, iniciou em julho a publicação das revistas clássicas da Turma da Mônica, desde a número um. Originalmente publicadas em “formatinho” pela Editora Abril, a partir dos anos 1970, os quadrinhos entram semanalmente na plataforma, sempre com duas edições. Os primeiros números já estão disponíveis.
A Turma da Mônica surgiu em tirinhas de jornal, sendo a primeira dela a aparição dos personagens Bidu e Franjinha, em 18 de julho de 1959, no jornal Folha de São Paulo. Depois vieram Cebolinha, Cascão, além da Mônica, que surgiu na tirinha do Cebolinha em 1963. Magali, Astronauta, Horácio e tantos outros, que depois migraram para as revistas em quadrinhos publicadas pelas editoras Abril e Globo, e atualmente pela editora Panini, e que fizeram tanto sucesso desde o surgimento até os dias de hoje.
Agora todo esse acervo começa a ser digitalizado e poderá ser acessado online, de qualquer lugar, por meio do serviço de streaming. A iniciativa faz parte da celebração dos 60 anos de carreira da quadrinista Maurício de Sousa, um marco histórico e importantíssimo para o quadrinho nacional e mundial.
Os quadrinhos mais tradicionais da Turminha já podem ser encontrados na plataforma desde 2016, mas novos conteúdos do MSP serão anunciados em breve.
Recentemente foi disponibilizado gratuitamente o nº Zero da Turma da Mônica Geração 12, último lançamento em parceria com a Editora Panini, e que também foi destaque da última edição do festival Anime Friends.
Gosta da Turma da Mônica? Então talvez você também se interesse por:
As referências e easter-eggs de Turma da Mônica: Laços
Em nova série de HQs, Turma da Mônica tem 12 anos
Turma da Mônica: Laços SEM SPOILERS | Vídeo
Turma da Mônica: Laços, impossível não se emocionar | Crítica