Séries

Por Amor: saiba tudo sobre a novela que está sendo reprisada pela 5ª vez

Com a melhor estreia do Vale a Pena Ver de Novo em dez anos, Por Amor, a novela de Manoel Carlos retornou à TV Globo. De 1997, o folhetim trazia os dramas familiares de Helena (Regina Duarte) com sua filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte). No elenco estavam também Antonio Fagundes, Fábio Assunção, Susana Vieira, Vivianne Pasmanter, Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis. 

No enredo, Helena, que está na nossa lista de melhores mães de novela, era a zelosa mãe de Maria Eduarda, considerada a mais mimada e chata. Ela fazia de tudo para que a filha aceitasse o pai alcoólatra, Orestes (Paulo José), de quem era divorciada. Sem querer saber dele, Eduarda só vivia em volta de Marcelo (Fábio Assunção), seu grande amor. Contudo, não era apenas ela que queria saber de Marcelo. Laura (Vivianne Pasmanter), a ex-namorada do rapaz, não aceitou ser trocada e ainda conseguiu dar um golpe da barriga no moço.

Falando em Marcelo, a mãe do moço, Branca Letícia de Barros Motta, foi um dos maiores sucessos de atuação de Susana Vieira. A vilã era contra o relacionamento de seu filho favorito com Eduarda, já que não gostava da mãe dela, Helena, por considerar a família muito simples. Ela também era apaixonada por Atílio (Antonio Fagundes), que se tornou marido de Helena. Branca tinha dois filhos que infernizava: Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Milena tinha um relacionamento com Nando (Eduardo Moscovis), um piloto de helicóptero que a vilã odiava. 

Entretanto, a maior treta da novela toda está relacionada com Helena e Eduarda. As duas se casam com seus respectivos namorados na mesma época. E engravidam na mesma época. Agora, o mais surpreendente: dão à luz no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo hospital. Porém, naquela noite de tempestade, Helena descobre que a filha perdeu o útero e que seu neto, poucas horas depois do nascimento, morreu. Com a ajuda de César (Marcelo Serrado), que era apaixonado por Eduarda, ela troca os bebês e deixa a filha criar o irmão, Marcelinho. 

A troca só é descoberta no último capítulo, quando Eduarda acha o diário da mãe e lê “Coloquei meu filho vivo no lugar do filho morto da Eduarda” – quem escreve isso em um diário e deixa rolando pela casa?. A cena que o Brasil todo ficou tenso em ver.

Fatos sobre Por Amor:

  • O diretor Paulo Ubiratan morreu no decorrer da novela. Quem assumiu o restante da trama foi Ricardo Waddignton.
  • Por Amor foi exportada para mais de 40 países, sendo considerada uma das produções mais bem-sucedidas da emissora no mercado internacional.
  • Uma parte da novela se passa em Veneza, quando Eduarda e Helena conhecem Atílio.
  • Maria Eduarda foi a primeira personagem que ganhou haters reias na internet. Um site chamado Eu Odeio a Eduarda foi criado e incentivava o público a mandar mensagens ao autor pedindo a morte da personagem. 
  • Uma das cenas mais lembradas da novela foi exibida no dia 16 de outubro de 1997 no capítulo 4, em que Maria Eduarda dá um tiro em Laura. A moça jogou a rival que estava cadeirante em uma piscina.
  • A troca de bebês rendeu além da novela e incomodou profundamente os médicos, que se manifestaram na época.
  • O casal Milena e Nando era disparado o favorito da audiência e a música tema delas, era Palpite, que se tornou a segunda mais tocada no Brasil.
  • Segundo Manoel Carlos, esta novela havia sido escrita em 1983, mas por conta de outros projetos, foi engavetada.
  • Em Por Amor, tivemos a segunda Helena de Manoel Carlos interpretada por Regina Duarte. A primeira tinha sido em História de Amor (1995) e a terceira foi em Páginas da Vida (2006).
  • O lançamento da novela tinha o mote “o que você faria por amor?”
  • Orestes nasceu de uma conversa de Manoel Carlos com um amigo seu. Eles chegaram à conclusão de que toda família tem um alcoólatra, um ex-alcoólatra ou um alcoólatra em potencial. 
  • A novela marcou história por falar de alguns assuntos não mencionados em novelas como alcoolismo, racismo, preconceitos sociais e bissexualidade.
  • A última cena da novela se tornou icônica com Marcelinho “trocando” Marcelo e Eduarda por Atílio e Helena.
Marcelinho corre ao encontro de Atílio e Helena
A cena final virou icônica
  • Relembrando a novela, Susana Vieira fez uma apresentação mico cantando a música Per Amore:

Leia mais:

25 anos de A Viagem: saiba tudo sobre a novela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *