Os Melhores animes de 2021
Chegou a hora de elegermos os Melhores Animes de 2021. Depois das Melhores Séries e Melhores e Piores Filmes, nada mais justo. E mesmo que ainda não estejamos totalmente livres da Pandemia de Covid-19, o universo nos reservou ótimos momentos com algumas adaptações muito esperadas, novas temporadas de séries já consagradas e até mesmo obras pouco conhecidas, mas que logo de cara nos conquistaram no primeiro episódio. Então vamos à nossa lista!
10- Gokushufudou: Tatsu Imortal
Abrindo a nossa lista temos uma animação que pode ter deixado muita gente de nariz torcido, mas que ao dar o play na Netflix, não consegui parar até chegar ao último episódio. Estou falando de Gokushufudou:Tatsu Imortal (The Way of the House Husband), que narra as aventuras de um ex-yakuza que agora só quer ter uma vida normal como… um dono de casa! No anime, as banalidades da vida se transformam em missões épicas e engraçadas. A Vigília recomenda, e você pode conferir mais detalhes na nossa crítica.
9- Edens Zero
Por mais que muitos otakus digam que Hiro Mashima está só emulando os conceitos de Fairy Tail em sua mais nova obra, a minha experiência com Edens Zero foi ótima. Há tempos não maratonava um anime em tão pouco tempo. Além disso, a estrutura dinâmica do roteiro, desenvolvendo personagens e avançando a trama em poucos episódios é uma aula de como fazer uma temporada enxuta e coesa. Em Edens Zero acompanhamos Shiki, um garoto que é o único humano em uma ilha, mas que vê a sua vida mudar quando conhece a B-Cuber Rebecca e seu gato Happy. A partir daí, os três partem em uma jornada em busca de amigos e da entidade cósmica chamada Mãe. A segunda parte da primeira temporada estreou há pouco tempo na Netflix e ganhou uma crítica aqui na Vigília.
8- Sonny Boy
Do mesmo diretor de One Punch Man, Sonny Boy inicialmente chama a atenção pela seu traço diferente na animação, seus cenários e pela premissa, na qual alunos de férias são misteriosamente transportados para uma escola à deriva em uma dimensão desconhecida. No final das contas, o anime trata sobre temas bem sérios, como solidão, ostracismo, anarquia, existencialismo e muito mais. Prepare-se para filosofar depois de assistir aos 12 episódios dessa produção.
7- Kageki Shoujo
Um anime sobre um tema não muito convencional (apesar que não há o que não haja nesse mundo), Kakegi Shoujo narra a história de Sarasa, uma menina alta e meio desengonçada, que sonha em interpretar o personagem Oscar, a protagonista da Rosa de Versalhes, no teatro musical feminino da escola Kouka. Lá, ela conhece Ai Narata, uma ex-idol, que depois de algumas situações desagradáveis com o sexo masculino, acaba ingressando nesse colégio só para meninas. Com temas relevantes abordos, a principal mensagem do anime é “seja você mesmo”. Prepare o lencinho também, pois é uma daquelas obras de chorar, ao mesmo tempo que você não consegue parar de assistir.
6- Oddtaxi
Surpreendentemente apontado como anime do ano por vários críticos de animes, Oddtaxi tem uma premissa relativamente simples, ao mostrar um motorista de taxi chamado Hiroshi Odokawa nas noites urbanas que, por uma série de acasos do destino, acaba se envolvendo com a máfia. A série apresenta conceitos cinematográficos da “Nova Hollywood”, visto em filmes do período que vai do final dos anos 1960 até o início da década de 80. Entretanto, Oddtaxi mescla esse referencial antigo com temas atuais presentes no Japão, dando um toque único à produção. Assim como em Beastars, a animação utiliza personagens antropomórficos (animais com comportamentos humanos) para contar a história.
5- Castlevania – 4ª Temporada
“Um evento épico”. É simplesmente assim que defino a quarta e última temporada de Castlevania. Com uma animação cada vez mais caprichada e uma história cheia de ação e um ótimo desenvolvimento de personagens, o anime baseado na franquia de games da Konami encerrou as aventuras (ou não) do trio Trevor Belmont, Sypha e Alucard. Com uma batalha final de encher os olhos, com direito a todo o tipo de criatura demoníaca ou mágica, Castlevania terminou honrando o legado de suas outras mídias, conquistando e agradando velhos e novos fãs. Relembre nossa crítica aqui.
4- To Your Eternity
To Your Eternity (Fumetsu no Anata E) é um Shonen diferente, já que prioriza a sensibilidade, deixando a porradaria de lado. Na história, acompanhamos um ser imortal e sem nome que acaba de aterrissar na superfície da Terra. Podendo se transformar naquilo que vê, esse ser passa por diversas transformações até assumir, enfim, a forma de um garoto. É a partir daí, que tal divindade aprende aos poucos o que é ser humano. A obra foi criada por Yoshitoki Oima, a mesma autora de A Voz do Silêncio, um drama escolar sobre uma garota com surdez.
3- Tokyo Revengers
Sem dúvidas a sensação de 2021, Tokyo Revengers é aquele anime “pop”, que mesmo quem não acompanha a temporada de lançamentos sabe que ele é o destaque entre os apreciadores de anime (algo similar ao que foi com Demon Slayer em 2019 e Jujutsu Kaisen em 2020 e provavelmente será com Chainsaw Man em 2022). Na trama, Takemichi Hanagaki, um homem de 26 anos mal sucedido na vida em todos os âmbitos, descobre que sua primeira namorada havia sido morta num incidente que envolvia gangues de Tokyo.
Depois de ficar muito abalado e entrar numa estação de metrô, Takemichi é empurrado aos trilhos e misteriosamente, antes de morrer, viaja 12 anos no passado, voltando para a época de escola quando ainda namorava Hina. Agora ele vai fazer de tudo para mudar o destino de seu amor de infância. Para quem assistiu Erased, a premissa é parecida, porém, com mais ação, já que aborda o tema das gangues.
2- Attack on Titan – Final Season – 1ª Parte
As temporadas de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) costumam demorar entre si, dando uma agonia maior entre os fãs da obra. Isso se intensificou quando, a partir do terceiro ano da série, tal dinâmica começou a ser dividida, estendendo ainda mais esse período. Mesmo assim, tais intervalos sempre valeram a pena, como é o caso da primeira parte da Final Season. Com a história sendo virada do avesso, temos uma outra perspectiva da trama, mostrando que não existem mocinhos ou vilões em uma guerra e de como o poder da doutrinação pode ser bélico, alienando toda uma nação e vitimizando pessoas desnecessariamente, apenas em prol de uma ideia.
1- Jujutsu Kaisen
Iniciado em 2020, Jujutsu Kaisen estava presente em nossa lista de Melhores Animes de 2020, mas como ele encerrou em março de 2021, mantendo o seu hype até o final – com direito a adaptação cinematográfica de Jujutsu Kaisen 0 – tivemos que colocá-lo em nossa lista. O troço é tão bom que ganhou o Crunchyroll Anime Awards 2020, mesmo sem ter sido concluído. Jujutsu Kaisen tem como protagonista Yuji Itadori, um jovem do ensino médio que vive normalmente até perder seu avô e conhecer Megumi Fushiguro, um jovem da mesma idade, só que um Feiticeiro Jujutsu. A vida de Itadori vira do avesso quando ele come um objeto amaldiçoado: um dos 20 dedos do Rei das Maldições.
Menções Honrosas
Como estipulamos dez animes para compor a lista, alguns obras ficaram de fora, como Ranking of Kings, SK8 The Infinity, Nomad: Megalo Box 2, JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean e a segunda temporada de Demon Slayer, que mal estreou, mas já está fazendo grande sucesso.
Se você concorda ou discorda da Vigília ou ainda acha que ficou algum anime de fora, comenta aí pra gente saber.
A Vigília não Para!