O que podemos aprender com Cenas de um Casamento
Cenas de um Casamento, minissérie original da HBO Max, é uma releitura da original de Ingmar Bergman para a TV Sueca nos anos 1970. O tempo passou, o século mudou, mas o amor e a paixão seguem sendo temas centrais nas relações humanas.
Na versão de 2021, a produção é protagonizada por Jessica Chastain, que dá vida a Mira, e por Oscar Issac, como Jonathan. Com bons diálogos, o casal vai mostrando a relação se deteriorando. São cenas do fim de um casamento. E com elas, podemos tirar muitas lições.
Confira abaixo o que podemos aprender com Cenas de um Casamento:
Só o amor não basta
São vários motivos que podem manter duas pessoas unidas. Mas apenas o amor não é suficiente para fazer com que um relacionamento dure de forma feliz. Companheirismo, respeito, admiração, parceria e PRINCIPALMENTE, a vontade de que dê certo, precisam estar tão presentes quanto o amor.
Tenha visões alinhadas com seu companheiro
Muitas vezes, enxergamos coisas totalmente diferentes do que nosso parceiro está vendo. Enquanto um acha que o relacionamento vai bem, que a rotina satisfaz e que as combinações estão suficientes para os dois, outro pode encarar aquilo de forma oposta. Então é importante que sempre haja um diálogo bacana entre os dois, para que o casamento seja sempre alinhado e as expectativas também.
Acorde todos os dias com alguém que te admire
Se na sua casa não derem o valor que você merece, talvez você não encontre esse valor em lugar nenhum. Mira perdeu o respeito e a admiração que tinha por Jonathan. Não via ele como um cara apaixonante e inspirador. Isso refletia na autoestima de Jonathan, que estava cada vez mais duvidando de si. Em um relacionamento, é importante que você olhe com amor e admiração para o seu parceiro e isso precisa ser recíproco.
Pessoas mudam, tenha isso em mente
Diversas vezes, duas pessoas que estão juntas há bastante tempo se olham e percebem que aquela pessoa com quem estão dividindo a vida não é mais a pessoa por quem ela se apaixonou. Coisas que encantavam passam a irritar e, em alguns casos, os parceiros mudam tanto que a nova pessoa que eles se tornaram não é a pessoa que você quer compartilhar sua vida.
Cada um tem seu tempo e sua forma de digerir o fim
Todo fim é dolorido. Todo fim machuca, balança a vida, mexe com certezas. E cada pessoa tem um jeito diferente de lidar com isso. Enquanto Jonathan precisou desintoxicar de Mira para esquecê-la, ela acabou se afundando no trabalho e em outros relacionamentos.
Filhos não seguram casamento, mas são um elo eterno
Sabemos que filhos não seguram casamento. Apenas, em alguns casos, desencorajam o divórcio e tornam casamentos infelizes mais longos. Mas, depois de decidir romper com aquela pessoa, saiba que o filho é de vocês dois e ele merece respeito. Manter um diálogo saudável e uma convivência bacana com o(s) outro(s) pai(s) de seu filho é muito importante.
Amores acabam, mas tenha carinho com o seu passado
Muitas vezes, depois da tristeza profunda, a sensação de raiva e, até mesmo de ódio, nos preenche. Não queremos ver a pessoa, não queremos saber como está e desejamos apenas as piores coisas. Porém, precisamos amadurecer e, se o relacionamento foi bacana, devemos olhar para o nosso passado com carinho. Todas as pessoas que passaram na nossa vida tiveram uma participação importante e nos ensinaram uma lição.
Faça terapia
Nada, de verdade, ajuda mais a superar o fim de um ciclo que a terapia. Fazer análise auxilia, inclusive, a não entrar em novos relacionamentos repetindo os padrões daqueles antigos. Entenda quem você é e aprenda a gostar de você por inteiro.
Pare de procurar quem te preenche
Você não precisa de ninguém para te preencher. Seja suficiente para você mesmo. Depois disso, se abra para a vida que alguém bacana deve aparecer.