Neste Dia | Os fatos históricos do dia 10 de maio
O dia 10 de maio é marcado por censura nazista, pelo nascimento de Bono Vox, pela estreia do nosso querido Hulk nos quadrinhos e muito mais!
Confira abaixo o Neste Dia de hoje!
1933 — HISTÓRIA: Nazistas promovem grande queimas de livros em praças públicas na Alemanha
Existe até um termo em alemão para a queima de livros, Bücherverbrennung. Em 10 de maio de 1933, em, Berlim, foi isso que aconteceu. Obras de diversos escritores, que continham vieses contrários aos do regime nazista, foram queimadas em praças públicas. Nas semanas seguintes, outras queimas ocorreram em outras cidades alemãs, contando com discursos e a presença de bandas, forma de propaganda do regime nazista. O ato de censura chegou a atingir obras de Sigmund Freud, Thomas Mann, Albert Einstein e Karl Marx, por exemplo. Apesar da grande carga que o ato representou, houve pouca resistência, tanto dos alemães, quanto dos outros países, que observaram, de longe, patrimônios literários queimarem. Professores, reitores e universitários, por incrível que pareça, aderiram à causa. Diversos autores saíram do país, vendo a situação complicada em que a Alemanha se encontrava. Como bem disse o poeta Heinrich Heine, “onde se queimam livros, acabam-se queimando pessoas”.
Apesar de ter como intuito criticar a sociedade americana e a influência da televisão na vida das pessoas, o livro de ficção científica “Fahrenheit 451” (1953), de Ray Bradbury, se relaciona ao assunto, pois apresenta um futuro distópico em que livros são proibidos (e queimados) e o pensamento crítico é suprimido. Apesar de não ter sido a primeira, uma recente adaptação em filme foi feita pela HBO.
1960 – MÚSICA – Nasce Bono Vox
Nascido Paul David Hewson em Dublin, na Irlanda, Bono é o vocalista e líder da Banda U2, e também é muito conhecido por seus atos de filantropia. Em latim, seu nome artístico significa “boa voz”, título que recebeu ainda na escola. Aos 16 anos juntou-se ao U2 e o primeiro álbum da banda, “Boy”, foi lançado em 1980. O álbum que lhes levou à fama (e rendeu um Grammy), foi “The Joshua Tree”, de 1987, que conta com sucessos como “I Still Haven’t Found, What I’m Looking For” e “With or Without You” (eternizada com Rachel e Ross, em Friends). Há anos Bono usa de sua fama e influência para tratar sobre assuntos importantes com líderes mundiais. Ele ajudou a criar as organizações “DATA” (Debt AIDS Trade Africa), que luta contra o HIV e a pobreza na África, e a “One”, dedicada a erradicar a pobreza do mundo, que conta com o apoio de ONG’s e de vários famosos, como Ben Affleck, Brad Pitt e Gwyneth Paltrow.
1962 — HQ’s – Marvel Comics publica a primeira edição de O Incrível Hulk
Em 10 de maio de 1962, a Marvel lançava a primeira edição de O Incrível Hulk, contando a origem do personagem e seu acidente com raios gama. Ainda cinza, o Hulk nos era apresentado, na capa da revista em quadrinhos, exaltando a dualidade entre o médico que virava um monstro, ao melhor estilo O Médico e o Monstro. A série de revistas, escritas por Stan Lee e ilustradas por Jack Kirby (edições 1-5) e Steve Ditko (edição 6) durou até a sua sexta edição, sendo cancelada logo em seguida. Hulk, então, começou a aparecer nos quadrinhos do Quarteto Fantástico, mas logo foi parar como um membro fundador dos Vingadores, em 1963. Alguns anos depois, participou de uma série animada, “The Marvel Super Heroes” e, na década de 1970, ganhou a sua própria série de televisão, estrelada por Bill Bixby e Lou Ferrigno.
1975 — TECNOLOGIA – Sony apresenta o gravador de videocassete Betamax no Japão.
Em maio de 1975 a Sony lançou, no Japão, a Betamax, apresentando um formato de fita de videocassete. Possuía grande qualidade de imagem e som, mas por permitir somente uma hora de gravação, acabou ofuscada pelas fitas VHS (Video Home System), lançadas, também no Japão, em 1976. Logo depois ambos os sistemas chegaram aos EUA e também para o resto do mundo. As VHS permitiam duas horas de gravação, eram mais simples e baratas, então quando a Betamax reajustou o seu formato para o mesmo período de tempo, já era tarde demais e as fitas VHS, da JVC, já tinham conquistado o mercado. Outro agravante para o produto da Sony, foi que suas fitas só rodavam em alguns aparelhos específicos, enquanto a sua rival rodava na maioria dos equipamentos. Ambas as empresas revolucionaram o mundo, pois foi a partir daí que surgiu a cultura de assistir filmes em casa e de criar coleções. As fitas deram lugar para os DVD’S, depois os blu-rays chegaram, mas as fitas se tornaram relíquias e ainda há por aí quem ainda guarde algumas em casa!
Isso foi um pouco do que já rolou em 10 de maio mundo afora. Também foi neste dia, em 1940, que Winston Churchill foi nomeado Primeiro-Ministro do Reino Unido e que, em 1977, faleceu a atriz Joan Crawford (falamos um pouco sobre sua rivalidade com Bette Davis aqui).