Neste Dia: a importância do 17 de Maio
O dia 17 de maio é marcado por uma revolução nos filmes de super-heróis, pelo lançamento de um álbum da banda Judas Priest e pela conscientização contra a homofobia.
Confira isso e muito mais nessa edição do “Neste Dia!”
1865 – HISTÓRIA – Fundação da União Internacional da Telegrafia (UIT)
Em 17 de maio de 1865 foi criada a União Internacional da Telegrafia, onde representantes de 20 países europeus reuniram-se para definir normas para regulamentar o uso do telégrafo mundo afora. Para quem não lembra, o telégrafo foi uma máquina capaz de transmitir mensagens por códigos (como o Morse) em grandes distâncias e foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Na década de 1930, considerando outras invenções como o telefone, o nome mudou para União Internacional de Telecomunicações. Em 2005, A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu unificar a celebração com o Dia Mundial da Sociedade da Informação, popularmente chamado de “dia da internet”. Hoje a data se trata da importância da comunicação universal e da informação na sociedade. Assim, em 17 de maio, é celebrado Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.
1988 – MÚSICA – Judas Priest lança álbum Ram it Down
“Ram it Down” foi o décimo primeiro álbum do Judas Priest, banda iniciada em 1969. Sucedeu “Turbo”, uma obra duramente criticada e controversa entre os fãs. Ram it Down possui 10 faixas e se inicia com a obra-título, rápida e pesada. Foi o último trabalho do baterista Dave Holland, que começou a tocar com a banda em 1979. Entrou, após Holland, Scott Travis, que permanece até hoje. Ram it Down ganhou Disco de Ouro e levou a banda na turnê “Mercenaries of Metal Tour 1988”, com 102 shows na Europa e na América do Norte.
1990 – HISTÓRIA – OMS retira a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças
Um marco importantíssimo para a sociedade. Neste dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Assim, ficou reconhecido que ser gay é um traço de personalidade e não um distúrbio da mente. A data virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. O Brasil é um país com dados alarmantes referentes à violência e homicídio de homossexuais e membros da comunidade LGBTQ+, sendo o país que mais mata travestis e transsexuais no mundo (de acordo com pesquisa feita pela ONG “Transgender Europe”, a TGEU, rede europeia que apoia os direitos da população trans). Em razão dessa data, em 2018, no Brasil, foi assinado o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica, que busca ações para combater o preconceito. Assim, o dia 17 de maio fica marcado como o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, uma data de conscientização.
2002 – CINEMA – Estreia o Homem-Aranha de Tobey Maguire nos cinemas
Em 17 de maio de 2002 chegava aos cinemas brasileiros Homem-Aranha, com Tobey Maguire no papel principal. De Sam Raimi, mesmo diretor de “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” (1981), tinha no elenco Willem Dafoe (como Duende Verde), Kirsten Dunst (como Mary Jane) e James Franco (como Harry Osborn). Na época, arrecadou US$ 114 milhões e ajudou a reinventar o gênero de super-heróis no cinema. O filme gerou duas sequências, em 2004 e 2007. Em 2012 houve um reboot, “O Espetacular Homem-Aranha”, com Andrew Garfield como Peter Parker, que, por sua vez, teve uma sequência em 2014. O personagem, criado por Stan Lee e Steve Ditko lá em 1962, ganhou um novo intérprete em 2016, quando Tom Holland passou a assumir o manto do Aranha em “Capitão América: Guerra Civil”. Em 2017 Holland ganhou o seu primeiro filme solo, que terá continuação agora em 2019, em “Homem-Aranha: Longe de Casa”.
Em 17 de maio, na Netflix, teremos a estreia da terceira temporada de “Mandou Bem”, série de competição amadora de confeiteiros; da segunda temporada de “The Rain”, ficção científica pós-apocalíptica e o filme de Spike Lee “A gente se vê Ontem”.
Esse foi o Neste Dia de 17 de maio, trazendo fatos da história, do cinema e da música.