OpiniãoSéries

Maradona: série da Amazon é um grande trunfo

A vida de Diego Armando Maradona se mistura à história recente da Argentina, um país que ainda chora a sua morte, na série Maradona: Conquista de um Sonho (Maradona: Sueño Bendito), que chega ao catálogo da Amazon Prime Video na sexta-feira, dia 29 de outubro, com os primeiros cinco episódios. Com a qualidade e a dramaticidade que pulsa no sangue dos nossos hermanos, a série original seguirá com episódios semanais, até chegar ao final da sua temporada, no dia 29 de novembro. E se você acha que a vida de Maradona realmente daria um filme, a produção mostra que uma série realmente foi o caminho correto a ser seguido.

Após assistir a série, o gostinho é realmente de quero mais. Maradona: Conquista de Um Sonho começa mostrando a criança pobre nos campos do Cebollitas, na Villa Fiorito, e vai intercalando momentos de sua carreira na Asociación Atlética Argentinos Juniors, Club Atlético Boca Juniors e seleção Argentina, com sua vida já longe dos campos. E claro, por todas essas épocas, os flagrantes altos e baixos que sua vida teve. Alguns momentos desses, tão icônicos quanto conhecemos, mas tão obscuros como já imaginamos. Como em uma frase dita por seu pai enquanto via o filho hospitalizado, em uma de suas muitas recaídas em função das drogas, já aos 40 anos, “a vida de Diego não se passa na velocidade dos mortais. Ele viveu 40 anos, mas cada um deles se equivale a muitas vidas já vividas”. E realmente essa é a impressão que temos, mesmo sabendo que ele deixou este plano aos 60.

maradona boca júniors
Nicolás Goldschmidt vive parte da época de ouro da vida de Maradona

Nesse escopo de idas e vindas, temos capítulos longos, mas muito dinâmicos, tendo pequenos avanços cronológicos em cada uma dessas épocas. A qualidade da produção é marcante e o capricho visual também salta aos olhos. Essa qualidade também se ampara em vários atores que estão incorporando o astro do futebol com semelhanças físicas em todas as idades, entre eles estão Nazareno Casero (Historia de un Clan), Juan Palomino (Magnífica 70) e Nicolás Goldschmidt (Supermax). Esse ‘passar dos anos’, para quem conhece um pouco de futebol, mostra basicamente diferentes tipos de ‘Maradona’. Os recortes e mesclas com notícias e vídeos dessas mesmas gerações lembram muito o que Narcos fez em suas primeiras temporadas, elevando a série a um patamar ainda mais interessante. Se você cresceu nos anos 80 e 90, vai ser bem fácil se conectar com tudo que está se passando no contexto da Argentina e seu maior ídolo esportivo. 

Maradona: Conquista de Um Sonho é também destaque pela sua trilha sonora. A prolífica produção cultural e artística da Argentina tem basicamente uma música para cada grande momento visto em tela, com destaque para as importantes menções das Mães da Praça de Maio (que pareceu um pouco deslocada, mas é sempre importante recordar) e a Guerra das Malvinas, essa sim absurdamente relacionada à vida dos argentinos, Maradona e a atuação da seleção na Copa do Mundo da Espanha, em 1982.

Com um excelente nível – que também trazem a participação do Pelé, perdão pelo spoiler da vida -, Maradona: Conquista de Um Sonho foi uma das melhores séries do ano no catálogo da Amazon em 2021. Afinal, a vida do Maradona não daria um filme, mas uma série, e, não se pode duvidar, com até mais temporadas.

A Vigília Recomenda!

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *