Maradona já foi homenageado no anime Captain Tsubasa
O maior jogador do futebol argentino, Diego Armando Maradona, faleceu no dia 25 de novembro, aos 60 anos, em virtude de uma parada cardiorespiratória. O fato ocorreu na cidade de Tigre, próximo a capital da Argentina, Buenos Aires.
O que poucas pessoas sabem (ou lembram) é que dentre as inúmeras homenagens que Maradona recebeu em vida, uma delas foi no mangá e anime de Captain Tsubasa, conhecido por aqui como Super Campeões.
O personagem em si não tinha o nome de Diego Maradona, mas sim, Juan Diaz (Jorge Ramirez na versão italiana de algumas temporadas do anime), uma referência a outro jogador, Ramón Ángel Diaz. Porém, toda a sua personalidade e habilidades em campo são inspiradas no camisa 10 argentino. Tanto que a principal característica de Diaz era driblar vários adversários, bem como fez Maradona na Copa do Mundo do México.
Sobre sua personalidade, o meio campista da obra de Yoichi Takahashi é arrogante e presunçoso, ficando irritadíssimo depois de um duelo contra a Seleção do Japão, na qual, um certo Tsubasa Ozora (Ou Oliver Tsubasa no Ocidente) humilha o cara (vamos combinar que só em anime mesmo, né?). Isso faz com que cresça uma rivalidade entre os dois camisas 10 de suas seleções.
Um detalhe em Captain Tsubasa é que mesmo buscando inspiração em Maradona para criar Diaz, Takahashi não deixou de citar o craque no mangá. O personagem do anime e mangá é tão talentoso e apontado como a principal figura da próxima geração da Seleção da Argentina, que recebe a alcunha de “Maradona II”.
A verdade é que Maradona vai continuar a ser homenageado depois da sua morte, enaltecendo as suas grandes conquistas dentro de campo. O fim chegará para todos algum dia e desta vez, La Mano de Dios levou Diego Armando Maradona.
Leia também:
Lista – Futebol: filmes, séries e documentários na Netflix
Matchday: Inside FC Barcelona mostra como o futebol pode ser uma montanha-russa