Festival de CinemaNews

Iecine celebra talentos do audiovisual gaúcho no 52ª Festival de Gramado

Grandes nomes do audiovisual gaúcho vão ser homenageados no 52º Festival de Cinema de Gramado. Inovação e a importância para o cinema gaúcho são celebrados na escolha das premiações oferecidas pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Nelson Diniz, ator porto-alegrense, recebe o Prêmio Leonardo Machado. O troféu, que leva o nome do ator e apresentador, é concedido para um ator, atriz ou técnico gaúcho com base nas contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do Rio Grande do Sul. Diniz participou de diversos longas do cinema gaúcho, como Yonlu, Sal de Prata, O Homem que Copiava, Tolerância e Anahy de las Misiones, por exemplo. Além disso, participou de montagens clássicas do teatro no estado, como O Pagador de Promessas e Toda Nudez Será Castigada. Seu nome foi definido para premiação “por sua imensa contribuição ao cinema brasileiro, principalmente ao gaúcho”, e “por seu dom camaleônico por excelência”.

Em 2024, pela primeira vez, os Prêmios Iecine serão divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. Criada em 2021, a premiação é dedicada a personalidades do cinema gaúcho, profissionais, entidades e ações que contribuíram para a história e o fazer audiovisual no Rio Grande do Sul.

O Prêmio Inovação será entregue a Aletéia Selonk (Uma Carta para Papai Noel), sócia-diretora e produtora executiva da Okna Produções. A justificativa é a sua generosidade e seu incentivo ao mercado audiovisual gaúcho, com a formação de novos profissionais e ao incentivo aos talentos femininos do Estado.

Já Alexandre Mattos, fundador da Moviola Filmes e membro do coletivo gaúcho Macumba Lab, formado por profissionais negros, recebe o Prêmio Destaque. O reconhecimento será entregue por sua contribuição no “avanço das políticas públicas” e “valorização da diversidade e inclusão na cultura do Rio Grande do Sul”.

O diretor, produtor e animador José Maia (As Aventuras do Avião Vermelho) receberá o Prêmio Legado, pelo trabalho que “alia técnica e imaginação” e “por sua trajetória ímpar no desenvolvimento do cinema de animação no Rio Grande do Sul, desde a década de 1970”.

Os prêmios serão entregues na sexta-feira, dia 16 de agosto. A comissão que selecionou estes nomes foi formada pelos jornalistas Alice Urbim, Renato Dornelles e Ivonete Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *