Doutor Estranho é a magia que confirma as expectativas
Sim, meus amigos, mais uma vez a Marvel foi lá e acertou a mão, elevando mais um herói nem tão conhecido ao patamar dos grandes personagens. Doutor Estranho (Scott Derrickson) confirmou as expectativas e nos trouxe o lado místico da editora, até então pouco explorado nos cinemas. A história de origem de Stephen Strange e sua transformação para Mago Supremo é uma verdadeira viagem e pode parecer um tanto maluca para os não iniciados. Por isso, vale investir na experiência em uma sala IMAX, como os produtores já tinham nos avisado. Tudo em função de como o longa traz as possibilidades e potencialidades das probabilidades dos diferentes mundos e realidades, as mesmas que vimos por toda a história de Strange nas páginas de quadrinhos. Você com certeza vai se sentir flutuando em algum momento da trama. Além disso, vai lembrar dos motivos de gostarmos tanto dos filmes sobre Viagem no Tempo!
E por ser uma história de origem, mais contida e sem os inúmeros personagens de Capitão América: Guerra Civil, o filme fica bem amarrado. E dessa vez, ao contrário dos anteriores, temos até alguns sustos, respondendo a dúvida que surgiu lá na Torre de Vigilância. Não por acaso, Derrickson é conhecido por seus trabalhos na área do terror, como o Exorcismo de Emily Rose, Hellraiser V e A Entidade (nada tão sombrio, afinal, estamos num filme da Marvel). Como já contamos aqui em Quem é o doutor Estranho?, os termos iniciais são bem fiéis às Histórias em Quadrinhos. Apesar de um início um pouco acelerado, as páginas de Stan Lee e Steve Ditko estão todas lá, no prólogo. Pontos para Benedict Cumberbatch, que entrega o mais arrogante ser humano, como deve ser, e também para a violência do acidente que o leva a buscar a cura, na adaptação, no Nepal, e não no Tibete como nas hqs. E tudo isso nos leva a questionar: Warner/DC, porque é tão difícil seguir os quadrinhos com fidelidade?
Já no Nepal, buscando reaver seu dom de cirurgião de volta, Strange se destaca pelo empenho e dedicação à leitura, embora necessite das grandes lições da Anciã (Tilda Swinton), aqui também com uma importante alteração em relação aos quadrinhos. Mas Tilda Swinton é uma atriz sem precedentes e ficou muito bem nessa encarnação. Os impactos e ensinamentos para o doutor são importantes e a costura com a ameaça dos magos fanáticos dá um bom ritmo ao filme, com destaque também para Chiwetel Ejiofor, no papel de Barão Mordo. O humor está presente e nos faz lembrar bastante do Homem de Ferro de Jon Favreau (saudades!), com possibilidades até de se escutar Beyoncé na biblioteca mais mística do universo.
Psicodelias e pirações
Como já se imaginava, trazer para as telonas o que víamos nas histórias em quadrinhos de Doutor Estranho é brincar com a imaginação. E aqui, mais pontos para a produção. As viagens entre realidades alternativas e universos paralelos são surtadas (no bom sentido). A revelação dos poderes e as batalhas fora dos planos físicos estão muito bem retratadas, em uma mescla psicodélica do que já se via nos anos 70. A revelação dos poderes e as armas, tanto o Olho de Agamotto e a capa/manto de levitação também estão lá, e, vão também arrancar risadas da plateia.
Dormammu
A revelação do mal maior, Dormammu, também surpreende. O plot twist e a sacada final, – uma homenagem total à O Feitiço do Tempo (1993) -, mostram exatamente a essência do Doutor Estranho nos quadrinhos. Quando o Mago Supremo não tem poderes suficientes para combater, a sua principal arma é a inteligência. Não por acaso ele é, nos quadrinhos, e por que não no futuro da Marvel do Cinema, um Iluminatti.
O futuro ~sem spoiler~
Falar que todos devem ficar na sala de cinema até o final dos créditos já é chover no molhado, não é mesmo? Mas, sem spoilers, as duas cenas preparadas para o final do longa nos remetem ao que teremos em um futuro bem próximo da Marvel no cinema, e também, a um futuro um pouco mais distante. Como isso será costurado, somente com o Olho de Agamotto, aka também Joia do Infinito do Tempo, poderá dizer.
E fique ligado! Em breve teremos mais um texto com os detalhes de Doutor Estranho! A Vigília Não Para!
Pingback: A história da Marvel no Oscar: Indicações e prêmios | Vigília Nerd
Pingback: Parceiros negros no universo cinematográfico da Marvel | Vigília Nerd
Pingback: Deadly Class: série dos irmãos Russo entrará no catálogo da Globoplay | Vigília Nerd
Pingback: Filmes sobre Jornalismo | Lista | Vigília Nerd
Pingback: Cronologia completa do Universo Marvel do Cinema | Lista | Vigília Nerd
Pingback: Ranking de bilheteria dos filmes do MCU | Vigília Nerd
Pingback: Neste Dia: um pouco do 19 de Julho | Vigília Nerd
Pingback: Neste Dia: um pouco do 19 de Julho | Glomerado
Pingback: As novidades da Amazon em Fevereiro | Lista | Vigília Nerd
Pingback: Expresso do Amanhã: série baseada no longa de Bong Joon Ho estreia dia 25 de maio na Netflix. Confira o teaser | Vigília Nerd