Cabras da Peste: brasilidade e humor no novo filme da Netflix
Um filme policial, cheio de ação, “artes marciais” (assim entre aspas mesmo) e com uma cabra como protagonista. Esse é o enredo de Cabras da Peste, novo filme nacional que chega ao catálogo da Netflix como uma ótima opção de filme para dar algumas gargalhadas e conseguir se desligar da realidade por uma hora e meia.
Edmílson Filho e Matheus Nachtergaele são uma dupla inusitada de policiais que se juntam de uma forma igualmente inusitada, e se envolvem nas mais variadas confusões. O cearense Bruceuilis Nonato (Edmílson Filho) vem do interior do Ceará porque falhou na sua missão: cuidar da cabra Celestina. Bruceuilis é policial na pequena cidade em que mora, porém é um policial frustrado: nada acontece por lá. Quando chega em São Paulo, Bruceuilis encontra Trindade (Nachtergaele), um policial de escritório que não suporta a ideia de ir para o trabalho de campo.
Aí começa um enredo que mistura máfia, tráfico de drogas, o interior do Ceará, o bairro Liberdade, rapadura e um vilão chamado Zeca Brito – confesse que você leu e deu uma risadinha – vivido por ninguém mais, ninguém menos que Falcão (ele mesmo, o cantor do girassol na lapela). É o puro suco do nosso país, cheio de brasilidade. Com uma trilha sonora excelente, com direito a versão brasileira de músicas icônicas dos clássicos policiais da Sessão da Tarde, Cabras da Peste também acerta com belas cenas do nordeste.
O “buddy cop” nacional de Vitor Brandt acerta em cheio em seu roteiro. Afinal, o filme conta com a leveza de não se levar a sério. Personagens, cenas e acontecimentos estão ali para divertir o espectador. O roteiro está tão redondo que até mesmo as piadas repetidas não incomodam. Aliás, é um humor tranquilo, sem estereótipos, muito bom de assistir. As cenas de luta funcionam muito bem, e Cabras da Peste consegue se segurar do início ao fim. Pode até ser um filme com pouco orçamento, mas muito bem executado.
Edmilson Filho (Nós não vamos pagar Nada) comprova mais uma vez todo seu carisma e está ótimo no longa. Sua dupla com Matheus Nachtergaele, que parece bem confortável, funciona muito bem. Inclusive já fica a dica para a Netflix fazer uma série só com eles. Cabras da Peste também conta com Leandro Ramos, Letícia Lima, Juliano Cazarré e Evelyn Castro. Ficou curioso e quer saber mais, a dica é conferir nosso veredito em vídeo!
A Vigília recomenda!