Séries

25 anos de A Viagem: saiba tudo sobre a novela

Falando de vida após a morte e tocando Roupa Nova em sua abertura, estreava há 25 anos atrás a novela A Viagem na Rede Globo. Escrita por Ivani Ribeiro, a trama que passava às 19 horas ficou marcada como um dos maiores sucessos da emissora, sendo reprisada quatro vezes. Com seu primeiro capítulo exibido em 11 de abril de 1994, a novela era dirigida por Wolf Maya e contava com Laura Cardoso, Christiane Torloni, Antônio Fagundes e outros grandes nomes.

Inspirada na filosofia espírita de Allan Kardec, a história da novela começa quando o jovem de classe média e drogado Alexandre (Guilherme Fontes) tenta roubar um cofre e acaba matando um homem. Para fugir da polícia, ele pede ajuda ao irmão Raul (Miguel Falabella) e ao cunhado Téo (Maurício Mattar), que acabam não ajudando e ele vai preso. Quando isso acontece, Alexandre jura vingança aos dois e ao advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), que se recusa a auxiliar, por ter ligações com a vítima. Mas essa é apenas a ponta do iceberg. Dináh (Christiane Torloni) é dona de um ciúme doentio pelo marido Téo. Os dois se afastam e ela vai viver um amor com o advogado que se recusou a ajudar o irmão. Entre outros acontecimentos, Alexandre resolve terminar com a sua própria vida dentro da cadeia.

Rolou um amor além da vida estilo Ghost!

Com um espírito obsessor e apegado aos fatos e às pessoas, o ‘espírito’ de Alexandre resolve se vingar de todos aqueles que ele jurou vingança ou que o fizeram algum mal. A vida de todo mundo começa a mudar para o lado mais negativo possível. Durante a novela, Otávio morre e, mais para frente, Dináh também, não sem antes viver um amor além da vida. O casal se une no “Nosso Lar”, uma espécie de céu, e começa a neutralizar as maldades de Alexandre, que estava no Vale dos Suicidas.

Algumas curiosidades rondaram A Viagem:

  • A novela era um remake dos anos 70, mas revisitada para parecer mais atual.
  • O espiritismo, abordado na novela, fez com que a venda de livros relacionados ao tema aumentasse 50%. 
  • Os números de audiência foram muito expressivos para o horário, tornando A Viagem a novela mais assistida das 19 horas nos anos 90.
  • A Viagem surgiu às pressas. Com a novela Olho no Olho já terminando e nenhuma substituta em vista, esta nova novela precisou ser executada em menos de 20 dias.
  • A produção foi muito importante nesta novela. Solange Castro Neves lia as cenas do folhetim original para Ivani Ribeiro, que estava com dificuldades para enxergar por complicações da diabetes. Solange também escrevia os capítulos para a autora e depois relia em voz alta.
  • No mesmo dia em que a novela estreou com Miguel Falabella no elenco, o ator precisou assumir o Vídeo Show todas as tardes. Até a data, o programa era exibido somente aos sábados.
  • Quem viveu jornada dupla nesta novela também era Andréa Beltrão. Enquanto dava a vida à Lisa, estava no ar na minissérie A Madona de Cedro e também no Vale a Pena Ver de Novo com Rainha da Sucata. 
  • Nosso Lar, na verdade, era um campo de golfe que ficava na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
  • O Vale dos Suicidas foi considerado forte demais em Portugal e não era recomendado para crianças. Confira um pouco dessa alocação da novela:
  • Existia um personagem mascarado na novela. Sem muito sentido.
  • Como falamos antes, o tema de abertura era de autoria do Roupa Nova, confira:

Gostou de revisitar o passado da teledramaturgia? Que novela você gostaria de ver aqui? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *