Kirk Douglas morre aos 103 anos
O ator e cineasta, Kirk Douglas, morreu nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, aos 103 anos. Douglas estava passando por problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
Michael Douglas, seu filho e também ator, lamentou a morte do pai por meio de um comunicado divulgado pela revista People:
“É com tremenda tristeza que, meus irmãos, anuncio que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceram um padrão que todos nós temos que buscar”.
Kirk Douglas teve uma extensa carreira nos cinemas. Com mais de 80 filmes na conta, foi galã da época de 1960 de clássicos como Spartacus. Foi indicado ao Oscar três vezes, mesmo número de vezes de indicações ao Emmy e se aposentou após ter dificuldades para falar devido ao AVC. Foi vencedor de dois Globos de Ouro, uma vez como melhor ator em drama por Sede de Viver de 1956 e outro por sua carreira no cinema, ganhando o prêmio especial Cecil B. DeMille.
Nascido em Amsterdam, na Holanda, em 9 de dezembro de 1916, foi batizado Issur Danielovitch, era filho de imigrantes judeus. Além de Michael, Kirk era pai de Joel, Peter e Eric, que faleceu em 2004.