FilmesListas

10 Grandes momentos dos 10 anos da Marvel no Cinema

Tudo começou em 2008, quando pela primeira vez a Marvel Studios assinava sua própria produção e adaptação. O sucesso de Homem de Ferro, de Jon Favreau, foi o responsável por abrir as portas de todo o universo expandido que acompanhamos desde então, passando desde a união do principal grupo de heróis da Casa das Ideias, até os improváveis filmes de personagens (pra lá de secundários) como Homem Formiga e Doutor Estranho.

Por isso, para celebrar Vingadores: Guerra Infinita, um dos maiores filmes já feitos na história do cinema (e não há exageros: elenco, investimento, estúdios, externas, marketing, tudo é grandioso por aqui) vamos tentar sintetizar aqui uma lista com os 10 maiores momentos do Universo Marvel do Cinema.

O critério, muito mais do que grandes cenas, foi pinçar fatos que impactaram nesse processo de crescimento, pois ainda teremos espaço para mais algumas listas que estão por vir. Aguarde.

E aí, será que você concorda?

1- Homem de Ferro, o início de tudo

 

Já mostramos aqui na Vigília que somos fãs de Jon Favreau. Pois foi com a competência dele que vimos a Mark-1, o resgate do esquecido Robert Downey Jr., uma história impactante do empresário bilionário que só se importa com ele mesmo, mas que percebe que precisa corrigir os erros e danos causados pela sua ganância, e a mescla de tudo isso com uma trilha sonora com AC/DC. Irreparável início de conversa.

2- As aparições de Stan Lee

 

O principal criador da Marvel sempre foi um showman. Mas com o Universo do Cinema ele se popularizou ainda mais. Suas aparições, além de engraçadas, são sempre um momento de reais expectativas para os fãs. E ele já gravou inserções em vários dos próximos filmes. Impossível não colocá-lo na lista, principalmente após sua morte. Mas, assim como ocorre no Universo Marvel, Stan “The Man” Lee sempre viverá!

3- O primeiro Vingadores

 

Mais um marco importante na história do cinema. Nunca antes uma grande editora havia criado um universo expandido na forma que fosse culminar em um grande filme-evento com a sua principal equipe de heróis se unindo. A cena de Capitão América, Viúva Negra, Thor, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e Hulk em 360 graus será vinheta e exemplo para todo o sempre.

4- O universo galático, fora da caixinha, com direito a fita k7

 

Tudo parecia redondo e padrão na vida da Marvel. Até que veio Guardiões da Galáxia Vol.1. A “aposta” em personagens aleatórios e desconhecidos do público foi certeira, colocando James Gunn em um obra que mescla comédia, psicodelia e muita música. A fórmula deu tão certo que os hits do passado voltaram com toda força em vários filmes que vieram na sequência (Kingsman, Kong, Atômica, Em Ritmo de Fuga etc.). De quebra, as novas gerações conheceram os Guardiões da Galáxia e também a fita k7. Fora isso tudo, tivemos a criação de ainda mais background para o vilão Thanos.

5- O retorno do Homem-Aranha

 

Apenas dois anos separam a segunda participação de Andrew Garfield na pele de Peter Parker com a chegada de Tom Holland em Capitão América: Guerra Civil. No meio disso tudo um mundo cheio de burocracias, acordos, e-mails vazados, a crise na Sony e um tempo recorde para incluir um dos principais super-heróis de todos os tempos em um Universo que já tinha oito anos de estrada. Mas aconteceu. A Marvel conseguiu renovar e adaptar o Homem-Aranha de forma certeira. Um ano depois de Guerra Civil, Homem-Aranha: De Volta ao Lar chegou pra salvar um personagem que estava se perdendo em desastrosas histórias com o diretor Mark Webb. Save Ferris, Save Jon Watts, Save Kevin Feige.

6- Capitão América: O Soldado Invernal

 

Um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos e top 3 da Marvel para quase todos os fãs. Os irmãos Russo começaram aqui a construir suas possibilidades de abraçar a maior produção do cinema que foi Vingadores: Guerra Civil (e na sequência Guerra Infinita). O Soldado Invernal mescla aventura, história, uma rede de intrigas e dá voz a novos personagens, além de umas das melhores cenas de luta entre os amigos Steve Rogers e Bucky Barnes.

7- Capitão América: Guerra Civil

 

Os irmãos Russo não ficaram em um grande sucesso. Em Guerra Civil eles incluíram o Homem-Aranha, colocaram em conflito os principais nomes da Marvel e deflagraram uma grande cisão entre os Vingadores. Era o exercício necessário para a Guerra Infinita.

8- A vez dos coadjuvantes

 

Sonhar não custa nada, não é mesmo? Mas poucos, ou quase ninguém, em seu íntimo um dia imaginou que personagens como Homem-Formiga, Doutor Estranho e Guardiões da Galáxia fossem emplacar um grande filme no cinema. E os coadjuvantes da Marvel fizeram bonito, para deleite dos fãs de quadrinhos e da geração que passou a conhecer ainda mais o Universo Marvel.

9- Um Universo Coeso

 

Não basta criar filmes e colocar easter-eggs. É necessário ser coeso e verdadeiro. E tudo isso foi visto não só nos filmes, mas também em séries de TV como Agent Carter, Agents Of S.H.I.E.L.D., Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro. Em todas as produções se pode ver um pouco mais de tudo que aconteceu nos filmes e como essa realidade, mesmo que de forma leve, impactou em toda a construção. Até 2018 foram 12 séries (algumas ainda vão estrear) e muitas, mas muitas temporadas.

10- Pantera Negra, o divisor de águas

 

Quando todos acham que tudo já está batendo no teto e que a fase dos heróis no cinema já está passando, vem a Marvel e desconstrói a frase com Pantera Negra. Provando que os filmes de heróis só cansam quando são ruins, Ryan Coogler e seu elenco sensacional nos trouxe uma história verdadeira, com diversos significados e um peso ainda não visto no Universo Marvel. Quando as coisas são feitas com capricho e qualidade não há pessimismo ou ranço que consigam vencer.

E claro, com Vingadores: Guerra Civil, tivemos muitos outros momentos impactantes nos 10 anos de Universo Marvel no Cinema. Qual cena desse filme você acha que deveria entrar nessa lista? Deixe pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *