Edward Norton dirige e estrela Motherless Brooklyn

As filmagens de Motherless Brooklyn (ainda sem título em português), thriller noir da Class 5 Films e MWM Studios, já estão em andamento na cidade de Nova York. O três vezes indicado ao Oscar Edward Norton (Birdman, A Outra História Americana, As Duas Faces de um Crime) dirige seu próprio roteiro e produz com seu parceiro da Class 5 Films, Bill Migliore (Terapia do Sexo, Manchester à Beira-Mar). Gigi Pritzker (Drive), da MWM Studios, e Rachel Shane (Divergente), cujos créditos coletivos incluem “A Qualquer Custo” e “Genius”, também serão produtoras. O filme será distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures.

O elenco inclui Edward Norton, Bruce Willis (O Sexto Sentido, Desejo de Matar), Gugu Mbatha-Raw (The Cloverfield Paradox), o indicado ao Oscar Willem Dafoe (Projeto Flórida), o indicado ao Oscar Alec Baldwin (The Cooler – Quebrando a Banca), Cherry Jones (American Crime), Ethan Suplee (American History X), Leslie Mann (Bem-vindo aos 40), Josh Pais (Ray Donovan), o vencedor do Oscar Fisher Stevens (produtor, A Enseada), Michael K. Williams (Assassin’s Creed) e Robert Wisdom (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge).

Com a Nova York dos anos 50 como pano de fundo, Motherless Brooklyn segue Lionel Essrog (Norton), um solitário detetive particular afligido com a Síndrome de Tourette, quando ele tenta resolver o assassinato de seu mentor e único amigo Frank Minna (Willis). Armado apenas com algumas pistas e a máquina poderosa de sua mente obsessiva, Lionel desvenda os segredos bem guardados que mantêm o destino de toda a cidade em equilíbrio. Em um mistério que o leva de clubes de jazz regados a gim no Harlem para as perigosas favelas do Brooklyn e, finalmente, nos salões dourados dos poderosos homens de Nova York, Lionel desafia criminosos, corrupção e o homem mais perigoso da cidade para honrar seu amigo e salvar a mulher que pode ser sua própria salvação.

O roteiro de Edward Norton é inspirado no romance Motherless Brooklyn, de Jonathan Lethem, que ganhou o prêmio National Book Critics Circle para ficção em 1999. A equipe de filmagem criativa inclui o diretor de fotografia duas vezes indicado ao Oscar, Dick Pope (Mr. Turner, O Ilusionista); a produtora de design Beth Mickle (Drive); o editor indicado ao Oscar Joe Klotz (Preciosa – Uma História de Esperança); e a figurinista Amy Roth (Indignação). Avy Kaufman (An Ordinary Man) é a diretora de elenco.