Oscar: onde e como assistir aos filmes indicados

Início de ano é assim. Depois de sair a lista dos indicados ao Oscar, começa a função e a correria para saber onde e como assistir. Alguns já passaram, e não tem mais volta. Mas há também aqueles filmes que retornam para o circuito nacional, para surfar na onda da prévia do maior prêmio do cinema norte-americano. E outros, é claro, estão estreando justamente agora. Mas não é só isso, alguns podem estar ao alcance do seu controle remoto e você nem sabe, ao mesmo tempo que outros serão quase impossíveis de se achar.

Por isso, a Vigília tenta dar aquela mão na hora de organizar e catalogar os filmes que você precisa assistir antes do dia 4 de março. Confira

Melhor Filme

Dunkirk

Dunkirk: passou pelos cinemas brasileiros em julho de 2017 e foi resgatado para sessões extras agora, mas também já pode ser encontrado no que restou das videolocadoras e serviços on-demand.

Me chame pelo seu nome – Ainda em cartaz, vale a pipoca e ainda tem indicação para Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator.

O destino de uma nação – Ainda em cartaz nos cinemas. Vale pela atuação e indicação para Melhor Ator para Gary Oldman.

Corra! – Estreou nos cinemas brasileiros em abril de 2017 e desde então não saiu da pauta. Uma grata surpresa entre os indicados. Também já em serviços on-demand.

Lady Bird – É hora de voar – Ainda não estreou no Brasil, mas já ganhou sessões especiais de pré-estreia. A data oficial de ingresso no circuito nacional é 15 de fevereiro.

Trama Fantasma – também não estreou no Brasil ainda. Chega aos cinemas dia 22 de fevereiro.

The Post – A Guerra Secreta – estreou no dia 25 de janeiro, então já sabe. Corre pro cinema. Concorre também para o prêmio de Melhor Atriz, para Meryl Streep.

A Forma da Água

A Forma da Água Já agitou vários festivais do cinema em 2017 e no início de 2018, mas estreia só agora, dia 1º de fevereiro. A obra de Guillermo del Toro é quase imperdível.

Três Anúncios Para Um Crime – Também não estreou por aqui. Está previsto para 15 de fevereiro.

Outros indicados:

Artista do Desastre – Badalado até o Globo de Ouro, a divulgação arrefeceu após as acusações de abuso direcionadas ao astro e diretor do filme James Franco. Por isso, atualmente está em cartaz somente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo a Warner Pictures Brasil: “A definição do circuito de exibição dos filmes é feita em parceria com os exibidores, sempre usando como base o perfil do filme e do público de cinema”, ou seja, alguma coisa não ficou bem.

A Grande Jogada – indicado para Melhor Roteiro Adaptado, o filme estreia dia 22 de fevereiro. No elenco, Jessica Chastain e Idris Elba.

Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi – chega aos cinemas dia 15 de fevereiro.

Logan

Logan – também indicado para Melhor Roteiro Adaptado, estreou em fevereiro de 2017 e já está nos serviços on-demand e videolocadoras.

Doentes de Amor – a comédia romântica baseada em fatos reais foi pouco comentada, mas já passou pelos cinemas brasileiros no ano passado. Disponível em serviços on-demand e locadoras.

 

Melhor Animação

Poderoso Chefinho – não se entende essa indicação. Já passou pelos cinemas e já está em canais de TV paga.

O Touro Ferdinando

Viva – a Vida é uma Festa – ainda em cartaz, mas quase saindo do circuito.

O Touro Ferdinando – ainda em cartaz, mas também, quase saindo do circuito dos grandes cinemas.

Com amor, Van Gogh – ainda em exibição, mas em poucas salas de cinema.

The Breadwinner – estreou no Festival de Cinema de Toronto de 2017 e não há previsão de passar nos cinemas brasileiros.

Melhor Documentário em Longa-Metragem

Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar – documentário sobre a única instituição financeira condenada durante a crise financeira das hipotecas em 2008. Indisponível.

Visages, Villages – documentário em cartaz nos cinemas do Brasil.

Icarus

Icarus – disponível no catálogo da Netflix.

Last Men in Aleppo – indisponível.

Strong Island – disponível no catálogo da Netflix.

 

 

 

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Uma Mulher Fantástica

Uma mulher fantástica – O filme chileno é um show a parte. Passou pelos cinemas brasileiros em 2017.

O Insulto (Líbano) – Uma grande ideia posta em prática. Entra em cartaz no Brasil dia 8 de fevereiro.

Sem Amor (Rússia) – estreia dia 1º de fevereiro no Brasil.

Corpo e Alma (Hungria) – lançado dia 21 de dezembro no Brasil, em cartaz em circuito limitado.

The Square: A Arte da Discórdia (Suécia) – com Elizabeth Moss, estreou dia 4 de janeiro e pode ser encontrado em circuito limitado.

Melhores Efeitos Visuais

Blade Runner 2049

Guardiões da Galáxia Vol.2

Kong – A Ilha da Caveira

Star Wars – Os Últimos Jedi

Planeta dos Macacos – A Guerra

Todos, exceto Star Wars, que está quase saindo do circuito dos cinemas, já estão disponíveis em serviços on-demand e locadoras.