Comic-Con RS trouxe a cultura nerd aos gaúchos

No primeiro final de semana de agosto, dias 5 e 6, a cultura nerd invadiu o Rio Grande do Sul. No Campus da Ulbra, em Canoas, ocorreu a sétima edição da Comic Con RS. Durante os dois dias de evento, o público aproveitou para conferir os painéis, assistir masterclasses com artistas renomados, cosplayers e respirar a cultura pop em diferentes vertentes.

Com uma feira maior que a de 2016, quem passou por lá vibrou com as novidades. Com cerca de 50 nomes convidados, a programação se dividiu em dois palcos, com painéis como “DC Comics – do pré-crise ao Rebirth”, que contou com a participação do ilustrador Eddy Barrows, do ícone José Luis García-López e do editor da Panini, Levi Trindade. Outro painel que prendeu a atenção do público teve o tema “Qual é o futuro da Marvel”, que contou com a participação de Levi Trindade, do Youtuber Vinícius, do canal 2Quadrinhos e de Guilherme Smee, com mediação de Rodrigo de Oliveira. Foi discutido o futuro da Casa das Ideias tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas. Levi Trindade trouxe várias curiosidades da Marvel, principalmente sobre títulos como Guerras Secretas, que, segundo o editor, foi sugerida sem que o seu desfecho estivesse planejado. Foram abordados os temas da diversidade, do ativismo e do empoderamento, tônicas que serão exploradas nas próximas HQs, segundo Trindade.

No domingo, foram anunciadas novidades da editora Panini, com o editor Levi Trindade, que trouxe ao público revelações inéditas. O editor da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman, também se fez presente no evento. Gusman falou para a Vigília sobre o projeto do filme da Turma da Mônica, que havia sido anunciado na CCXP de 2016. O editor contou que 5.500 crianças se inscreveram para passar pelos testes para assumir papéis no longa e que até o final do ano virão mais novidades.

As produções independentes também tiveram seu espaço na feira. O evento contou com dezenas de expositores, entre ilustradores, cartunistas, artistas, que puderam levar ao público sua arte. Além disso, promoveu um Workshop de roteiro, com a produtora Verte Filmes, que produziu séries que estão em exibição no Canal Brasil e na Netflix.

Como costume nas Comic-Cons da vida, muitas lojas, que comercializam artigos nerds, como action figures, quadrinhos e artigos relacionados estavam presentes, assim como o Conselho Jedi RS, que levou seus materiais e seus cosplays pra lá de inspirados.

Confira algumas fotos: