A divertida volta das pecinhas em LEGO Batman – O filme

Para baixinhos e também para os crescidinhos, LEGO Batman – O filme é o retorno da fórmula de sucesso de “Uma Aventura LEGO” de 2014. Para os novos, uma ótima experiência e um encontro marcado com personagens do universo do Homem-Morcego (quem sabe o gatilho para novos e futuros leitores). Para os iniciados, uma série de referências e homenagens ao Batman de  hoje, de ontem, de anteontem e por aí vai, além de uma homenagem também à personagens clássicos do cinema.

Batman (no original interpretado por Will Arnett) dessa vez enfrentará não só o Coringa, seu principal vilão, mas todos os inimigos de Gotham City, inclusive o terrível Rei dos Condimentos (risos). Isso mesmo! O arco inicial é dinâmico e irreverente, fazendo uma verdadeira apresentação de personagens e inimigos do morcegão. E por isso a piada com uma das piores invenções dos quadrinhos, mas que funciona muito bem em LEGO Batman. São muitos inimigos. Mas como a gente sabe, nem assim Batman poderá ser vencido. Por isso, a produção ainda se encarregou de puxar outros vilões como o Tubarão, dinossauros de Jurassic Park e também os Gremlins (Steven Spielberg) e Voldemort (Harry Potter).

Fora a galeria de vilões e as referências, temos Alfred, Dick Grayson, Barbara e o Comissário Gordon e uma ponta com todos os membros da Liga da Justiça. Essa é a vantagem de uma animação. Além dos exageros e piadas, dá pra reunir toda a turma rapidamente sem muito esquema. Aliás, boas piadas com o contexto dos heróis, o histórico e o mundo real são as melhores partes da animação. Sobra até pra rixa entre Batman e Superman (mais um ponto positivo).

A história, bem não precisamos muito dela, mas ela está lá. Além de salvar a cidade, Batman precisa aprender a trabalhar em grupo e deixar de ser um herói solitário e egoísta. Aqui a lição para os pequenos. Além da narração do próprio Batman, que faz piada desde os créditos iniciais, vemos também os “bastidores” da Bat-Caverna, e um Bruce Wayne que supre suas carências com o heavy metal. De tão solitário, ele fica de fora até das festas da Liga da Justiça (hashtag chateado!).  

LEGO Batman – O Filme tem direção de Chris McKay e produção de Dan Lin, Phil Lord, Christopher Miller e Roy Lee, que trabalharam juntos em “Uma Aventura LEGO”. E se depender deles, as pecinhas continuarão roubando a cena nos nossos cinemas. Já estão engatilhadas outras adaptações dos jogos quadrados para as telonas. Se continuarem acertando, teremos muita pipoca pela frente. A Vigília Recomenda!

Veredito da Vigília